Quarta-feira, Maio 22, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioCulturaArquivo Municipal de Fafe recebe exposição “Conversar. Entre o Corpo e a...

Arquivo Municipal de Fafe recebe exposição “Conversar. Entre o Corpo e a Palha”

Resultado da residência artística da canadiana Julie Lambert para a bienal Contextile 2022, em Guimarães, com a cooperação do Museu da Palha de Fafe e artesãs locais.

“Conversar. Entre o Corpo e a Palha” é a exposição que esta sexta-feira, 10 de março, pelas 11h30, é inaugurada no Arquivo Municipal de Fafe, resultado da residência artística concebida pela canadiana Julie Lambert para a bienal Contextile 2022, em Guimarães, e que teve a cooperação do Museu da Palha de Fafe e artesãs locais.

“Antes da sua deslocação para o Quebec, onde em junho deste ano Julie Lambert levará esta exposição à BILP (Biennial International du Lin de Portneuf), torna-se obrigatório a presença em Fafe da exposição “Conversar. Entre o Corpo e a Palha”, pelo que ela representa para o território e para os artesãos locais”, anunciam os promotores.

“Conversar. Entre o Corpo e a Palha” insere-se nas iniciativas ‘Experimentar o têxtil’, realizadas no território do Vale do Ave, com o propósito de “ligar as diversas realidades do têxtil entre si e ligar os públicos e as comunidades aos processos de criação em torno do têxtil”.

Também neste âmbito, Julie Lambert vai promover uma residência artística em Palha, de 11 a 24 março, em Fafe. A artista canadiana, que se desloca para a montagem e inauguração da exposição, realiza durante cerca de duas semanas uma residência artística “em contexto e em cocriação com a comunidade de artesãos da palha de Fafe”. O resultado artístico será apresentado no Arquivo Municipal, no dia 24 março, juntando-se à restante exposição.

Ainda durante a residência artística, Julie Lambert também irá realizar dois workshops tendo em vista o ensino e desenvolvimento da prática artística através da palha enquanto material. O primeiro, a realizar no próximo sábado, entre as 15 e as 18h00, no Arquivo Municipal, será direcionado a artistas e ao público em geral, e o segundo, a 17 de março, realizar-se-á numa escola e direcionado a alunos (secundário, ensino artístico).

A iniciativa é do Município de Fafe, com conceito e produção de ‘Ideias Emergentes / Conextile bienal’, com co-financiamento da DGArtes / Ministério da Cultura.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes