Sexta-feira, Dezembro 2, 2022
No menu items!
- Anúncio - spot_img
spot_img
InicioCulturaArtur Coimbra apresentou novo livro de poesia "No Olhar dos Dias" (C/FOTOS)

Artur Coimbra apresentou novo livro de poesia “No Olhar dos Dias” (C/FOTOS)

"É um hino ao poder da palavra", elogiou José Cândido de Oliveira Martins, que assina o prefácio.

O escritor fafense Artur Ferreira Coimbra apresentou, na sexta-feira, o seu mais recente livro de poesia, “No Olhar dos Dias”, na Sala Manoel de Oliveira, em Fafe.

A sessão abriu com um momento musical, proporcionado pelo cantautor fafense Valter Lobo.

A apresentação da obra, que reúne seis dezenas de poemas escritos nos últimos anos pelo autor, esteve a cargo de José Cândido de Oliveira Martins, que assina o prefácio.

O professor da Universidade Católica Portuguesa deixou rasgados elogios ao autor e à sua poesia, que descreveu como “vigilante, empenhada na realidade que a cerca”, que tem “a força de se pronunciar sobre tudo”, desde as consequências da pandemia aos horrores da guerra da Ucrânia, mas também “a coragem de falar do amor e da importância do afeto“, mostrando um “homem que tem ideias e valores”.

 “É um hino ao poder da palavra“, resumiu.

O painel compôs-se ainda com João Artur Pinto, da editora Labirinto, e o presidente da Câmara de Fafe, que saudaram o autor pelo lançamento de mais uma obra. Antero Barbosa deixou ainda um agradecimento pela sua dedicação à história do concelho, que já se traduziu na publicação de dezenas de obras.

Artur Coimbra tomou da palavra para agradecer a todos os presentes e aos que colaboraram na edição, nomeadamente Hélder Rodrigues, pelas fotografias que ilustram os poemas, e Daniel Gonçalves que assina a capa, sob desenho da malograda artista fafense Lourdes Magalhães, falecida em fevereiro passado, que é homenageada dessa forma pelo autor.

Assumindo-se como um “eterno aprendiz de poeta“, Artur Coimbra disse continuar empenhado na “procura das melhores e mais cintilantes palavras“, somando já 44 anos de escrita. A sessão terminou com a leitura de alguns dos poemas que compõem o novo livro.

Recorde-se que este é o oitavo livro de poesia do autor, além de dezenas de colaborações em coletâneas, revistas e jornais. Artur Ferreira Coimbra, fundador e presidente do Núcleo de Artes e Letras de Fafe, é autor de mais de duas dezenas de obras na área da investigação histórica sobre Fafe, a sua memória, as suas gentes, a que se acrescenta mais de uma dezena de obras em co-autoria. É cronista e colaborador da imprensa local e regional, desde há mais de quatro décadas. Recebeu diversos prémios jornalísticos pelo seu trabalho literário e foi galardoado com as mais altas condecorações do município (Medalha de Ouro de Mérito Concelhio) e da Junta de Freguesia de Fafe (Medalha de Ouro), ambas em 2003.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FansCurti
0SeguidoresSeguir
52SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever
- Anúncio - spot_img

Artigos Recentes