Quinta-feira, Abril 18, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioCulturaArtur Coimbra apresentou novo livro de poesia "No Olhar dos Dias" (C/FOTOS)

Artur Coimbra apresentou novo livro de poesia “No Olhar dos Dias” (C/FOTOS)

"É um hino ao poder da palavra", elogiou José Cândido de Oliveira Martins, que assina o prefácio.

O escritor fafense Artur Ferreira Coimbra apresentou, na sexta-feira, o seu mais recente livro de poesia, “No Olhar dos Dias”, na Sala Manoel de Oliveira, em Fafe.

A sessão abriu com um momento musical, proporcionado pelo cantautor fafense Valter Lobo.

A apresentação da obra, que reúne seis dezenas de poemas escritos nos últimos anos pelo autor, esteve a cargo de José Cândido de Oliveira Martins, que assina o prefácio.

O professor da Universidade Católica Portuguesa deixou rasgados elogios ao autor e à sua poesia, que descreveu como “vigilante, empenhada na realidade que a cerca”, que tem “a força de se pronunciar sobre tudo”, desde as consequências da pandemia aos horrores da guerra da Ucrânia, mas também “a coragem de falar do amor e da importância do afeto“, mostrando um “homem que tem ideias e valores”.

 “É um hino ao poder da palavra“, resumiu.

O painel compôs-se ainda com João Artur Pinto, da editora Labirinto, e o presidente da Câmara de Fafe, que saudaram o autor pelo lançamento de mais uma obra. Antero Barbosa deixou ainda um agradecimento pela sua dedicação à história do concelho, que já se traduziu na publicação de dezenas de obras.

Artur Coimbra tomou da palavra para agradecer a todos os presentes e aos que colaboraram na edição, nomeadamente Hélder Rodrigues, pelas fotografias que ilustram os poemas, e Daniel Gonçalves que assina a capa, sob desenho da malograda artista fafense Lourdes Magalhães, falecida em fevereiro passado, que é homenageada dessa forma pelo autor.

Assumindo-se como um “eterno aprendiz de poeta“, Artur Coimbra disse continuar empenhado na “procura das melhores e mais cintilantes palavras“, somando já 44 anos de escrita. A sessão terminou com a leitura de alguns dos poemas que compõem o novo livro.

Recorde-se que este é o oitavo livro de poesia do autor, além de dezenas de colaborações em coletâneas, revistas e jornais. Artur Ferreira Coimbra, fundador e presidente do Núcleo de Artes e Letras de Fafe, é autor de mais de duas dezenas de obras na área da investigação histórica sobre Fafe, a sua memória, as suas gentes, a que se acrescenta mais de uma dezena de obras em co-autoria. É cronista e colaborador da imprensa local e regional, desde há mais de quatro décadas. Recebeu diversos prémios jornalísticos pelo seu trabalho literário e foi galardoado com as mais altas condecorações do município (Medalha de Ouro de Mérito Concelhio) e da Junta de Freguesia de Fafe (Medalha de Ouro), ambas em 2003.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes