Seis causas de instituições fafenses estão a votação na quarta edição do programa Bairro Feliz, promovido pelo Pingo Doce, que procura apoiar causas escolhidas pela comunidade local.
No loja dos Aliados, concorre a Associação EKOA, com a causa “Aprender a sorrir“, que pretende adquirir materiais — mesas adequadas, um quadro branco e camas confortáveis — que criem um ambiente mais confortável e propício à aprendizagem e ao descanso das 30 crianças que acolhem, em Fornelos. O Centro Cultural e Recreativo da Juventude de Cepães concorre tendo em vista a “Requalificação da área de alimentação” do evento Cepães Milenar, através da criação de uma entrada acessível ao recinto e de obras na copa existente. Melhorar as condições de acesso, fruição do espaço, e as condições de confeção alimentar são os objetivos.
Na loja da Avenida do Brasil, a CERCIFAF concorre com a causa “Boccia – Jogar para incluir”, pretendendo adquirir um set de Boccia (material para a prática da modalidade de atletas com deficiência intelectual), para fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento de aptidões desportivas das pessoas com limitações funcionais e intelectuais. A instituição aspira criar uma equipa que participe em competições nacionais e internacionais. O Agrupamento de Escolas Montelongo apresenta-se com o projeto “(Re)Viver os Sentidos – Sala de Snoezelen”, pretendendo adquirir material para uma sala de Snoezelen, que visa “estimular os sentidos sem recorrer às capacidades intelectuais e privilegiando as sensoriais, melhorando assim o autocontrolo, a autonomia e a autodescoberta das crianças e jovens com deficiência”. “Com o material, será possível realizar terapias diferenciadas e adaptadas a cada aluno, explorando, ao mesmo tempo, as suas necessidades e preferências”, referem.
No Pingo Doce de Cavadas, a SENTIR – Associação para a Integração e Reabilitação Social concorre tendo em vista “Melhorar o espaço de brincadeira exterior no ATL“, através da aquisição de uma piscina para jogos de água, um trampolim para o recreio, uma rede de voleibol e uma bola para incluir essa modalidade no ATL. Melhorar o espaço exterior e reunir mais condições para ocupar os momentos de brincadeira das crianças e jovens utentes da instituição, diminuindo o uso dos telemóveis, são os objetivos. “Pequenas moedas, grandes sorrisos!” é a causa da Associação de Solidariedade Social de Moreira do Rei, que pretende adquirir novos materiais didáticos para a creche — cozinha de brincar, percurso de motricidade, espelho, entre outros — que criem “um ambiente mágico, onde as crianças cresçam felizes e possam desenvolver as suas capacidades cognitivas, físicas e sociais”.
A votação decorre até 26 de outubro. O projeto mais votado de cada loja irá receber um donativo de até mil euros para ser concretizado. Vencem os que amealharem mais ‘Moedas Bairro Feliz’, atribuídas pelos clientes da loja, que as recebem por cada dez euros em compras (máximo de três moedas por compra).