O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o concelho de Fafe sob aviso amarelo, esta quinta-feira, devido à previsão de chuva e vento, por vezes fortes, com rajadas até 100 km/h nas terras altas.
O aviso vigora a partir das 6h00 desta quinta-feira, prevê uma melhoria durante a noite, e novo aviso devido à chuva entre as 6h00 e as 15h00 de sexta.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Fafe emitiram um aviso à população, em que alertam como efeitos expectáveis a ocorrência de inundações e cheias rápidas, instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa, arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, e desconforto térmico na população pela conjugação da temperatura mínima baixa e do vento.
Alerta ainda para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, aconselhando uma condução defensiva, reduzindo a velocidade, e não atravessar zonas inundadas.
Como medidas preventivas, é recomendada ainda a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais, garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte, bem como um especial cuidado na circulação junto de zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas.