Fafe mantém-se, mais uma semana, na lista de concelhos em situação de alerta, face à taxa de incidência de covid-19 superior a 120 casos por cem mil habitantes a 14 dias, mas uma vez mais sem recuar no processo de desconfinamento.
A avaliação semanal sobre a evolução da pandemia foi feita esta quinta-feira, e comunicada em conferência de imprensa, após reunião de Conselho de Ministros, pela Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
Portugal tem neste momento dez concelhos em situação de alerta — cinco que reentram na lista e outros cinco que se mantêm. Quatro concelhos ficaram num nível de desconfinamento mais apertado: Arganil, Lamego, Montalegre e Odemira.
O boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira, pela Direção-Geral de Saúde, relativo ao período entre 6 e 19 de maio, indica uma nova descida na incidência de novos casos de covid-19, face ao relatório da última semana, passando dos 131 para os 121 novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias.
Apesar do decréscimo há três semanas consecutivas, o concelho mantém-se no patamar de risco de contágio acima dos 120, ultrapassando assim a “linha vermelha” traçada pelo Governo. Por outro lado, comparativamente ao relatório da Administração Regional de Saúde do Norte, relativo ao período de 3 a 16 de maio, evidencia um aumento de novos casos, já que neste a taxa de incidência era de 104.
Tendo em conta que a DGS tem como referência para este indicador a população residente estimada, por concelho, a 31 de dezembro de 2019, pelo Instituto Nacional de Estatística — 48.060 em Fafe — o concelho registou 58 novos casos no período indicado, o que corresponde a uma média de quatro novos casos por dia.
Recorde-se que, tendo em conta o relatório da Administração Regional de Saúde do Norte, de 17 de maio, o presidente da câmara informou esta quinta-feira, em reunião do executivo municipal, que a situação pandémica no concelho tem vindo a “sofrer oscilações”, tendo registado uma subida de novos casos na última semana.