O Monte de São Salvador, na freguesia de Armil, vai ser palco, no próximo domingo, do 19º BTT DHI Armil, primeira prova da época do Campeonato do Minho de BTT Downhill – CISION.
Depois de uma pausa motivada pela pandemia, a mítica pista do Monte de São Salvador, em Armil, Fafe, volta a receber a “festa do Downhill”, anuncia a organização.
“Uma prova conceituada, que já tem um historial grande e de que já todos nós sentíamos falta”, refere Fábio Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Armil, citado em comunicado.
Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela freguesia de Armil, com o apoio da Câmara de Fafe, a pista de Monte de São Salvador já está preparada e apresenta novidades: “Fizemos algumas alterações, são pequenas surpresas que tornam a pista mais desafiante”, referiu Fábio Pereira, que acredita que “os ciclistas vão gostar, pois a pista está top”.
“A prova esteve parada devido à pandemia. O ano passado não conseguimos reunir o que queríamos para avançar, mas começamos a preparar a prova deste ano. Penso que tem tudo para ser uma prova magnífica”, refere, dando nota como esta “dá vida à freguesia e todos aqui gostam de ver a descida dos atletas”.
O dia em Armil vai começar bem cedo, com a abertura do secretariado e da pista para treinos oficiais marcada para as 09h00. Às 14h00, realiza-se a manga de qualificação e às 15h30 a manga de classificação. A cerimónia protocolar está marcada para as 17h30.
Recorde-se que a pista já foi palco de um Campeonato do Mundo Universitário, em 2018. Neste regresso competitivo, a pista fafense irá receber, no próximo domingo, “muitos dos pilotos nacionais e espanhóis”, avança a organização.