Os Entrançados de Palha de Fafe, primeiro produto artesanal certificado de Fafe, estão entre as 27 artes portuguesas patentes na nova Galeria de Artes Certificadas, inaugurada na sexta-feira, 14 de novembro, na Rua das Flores, no Porto.
A cerimónia de inauguração do novo espaço comercial, promovido pelo Grupo O Valor do Tempo, contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado; de Luís Pedro Martins, do Turismo do Porto e Norte; do presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte; e do presidente do Grupo O Valor do Tempo, António Quaresma, tendo representado o Município de Fafe a vereadora da Cultura e Turismo, Paula Nogueira.
Em comunicado, Paula Nogueira sublinha o processo de certificação do Entrançado da Palha de Fafe como “um passo determinante e fundamental na preservação desta arte tradicional fafense, ao mesmo tempo que agrega valor e abre portas para novas oportunidades no mercado”. “O Entrançado de Palha de Fafe não é um produto menor e hoje podemos afirmar que entrou no mercado de requinte, mas naturalmente, o mais importante é o trabalho dos artesãos de Fafe pois é deles todo o talento e mestria”, frisa a vereadora.
O novo espaço comercial envolveu um investimento de 18 milhões de euros com a aquisição e recuperação de um conjunto de edifícios antigos existentes na histórica rua da cidade do Porto. A galeria concede visibilidade aos artesãos, às tradições e aos ofícios que estão na base da cultura portuguesa, dignificando o trabalho manual e artesanal, concedendo-lhe valor acrescentado e uma nova visão sobre a sua autenticidade.
A partir de agora é possível encontrar o Entrançado de Palha de Fafe entre os principais produtos artesanais portugueses (lã da Serra da Estrela, Tapetes de Arraiolos, bordados de Viana do Castelo, Guimarães, filigrana, figurado de Barcelos e muitos outros). Os ovos moles de Aveiro, as sardinhas em lata, o pastel de bacalhau, o pão de Seia e o Queijo da Serra DOP completam a montra de atrativos.
A missão da Galeria das Artes Certificadas é a valorização dos produtos endógenos e das artes certificadas portuguesas, prestando homenagem ao saber-fazer que define a identidade e distingue Portugal no mundo. Uma missão que persegue, também, o propósito da inovação e realça a importância da certificação na preservação da autenticidade.


