Quinta-feira, Maio 23, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesFafe celebra 50 anos do 25 de Abril com programa diversificado: Conheça...

Fafe celebra 50 anos do 25 de Abril com programa diversificado: Conheça o programa completo

O Município de Fafe vai assinalar o 50º aniversário do 25 de Abril com uma série de eventos, até ao final do mês, que incluem música, teatro, artes plásticas, desporto, cinema e fotografia, e que terão na sessão solene evocativa da efeméride o seu ponto alto. 

A sessão está marcada para dia 25, pelas 10h30, no Teatro Cinema de Fafe, contando com as habituais intervenções de várias personalidades de política local, a atribuição de Medalhas de Ouro de Mérito Concelhio a cinco personalidades, e, este ano, a intervenção do ex-presidente da câmara Parcídio Summavielle como orador convidado.

No dia anterior, 24 de abril, será realizada no Salão Nobre uma sessão de homenagem aos 121 funcionários municipais que completam mais de 15 anos de serviço. Também a tradicional Assembleia de Jovens Munícipes, já na sua 22ª edição, marca a véspera da celebração da Revolução dos Cravos, a par com a apresentação de “A Revolta”, de Orlando Alves, pelo Teatro Vitrine, pelas 21h30, no Teatro Cinema de Fafe.

Programa: Município de Fafe.

A manhã de 25 de Abril começa com alvorada de morteiros, seguindo-se o hastear da bandeira, pelas 9h30, no edifício dos Paços do Concelho, com o desfile da Fanfarra do Agrupamento de Escuteiros 961 de Sta. Comba de Fornelos. Às 10h00, é prestada homenagem aos ex-Combatentes junto ao monumento evocativo situado na Avenida do Brasil, seguindo-se a sessão solene no Teatro Cinema de Fafe.

Ainda durante a manhã, decorre a já habitual Marcha da Liberdade“, uma caminhada promovida pelos Restauradores da Granja que este ano assumirá um novo formato tendo em vista a realização de uma caminhada final com o objetivo de envolver as freguesias do concelho.

O dia ficará ainda marcado por uma série de inaugurações nas freguesias – apresentação à população do Parque de Lazer, em Arões S. Romão, Centro de Convívio de Golães e ainda o Espaço Cidadão em Vinhós.

Foto: Arquivo/Expresso de Fafe.

No feriado do 25 de Abril, o Município de Fafe vai ainda proceder à apresentação do programa «Fafe Digital» na sua fase inicial e que inclui a ativação, entre outros meios, de um sistema informação municipal (Corporate TV), instalado em vários edifícios públicos, e ainda da rede de Mupis Digitais interativos que disponibilizará informação e divulgação, destinados aos residentes e visitantes. O momento simbólico de ativação da «Corporate TV» decorrerá no Arquivo Municipal, às 17h00, enquanto a restante ativação do sistema ocorrerá na Praça 25 de Abril, logo de seguida.

No início da noite, e para completar a apresentação dos equipamentos digitais, serão ativados os marcadores eletrónicos e painéis digitais instalados no Pavilhão Multiusos. A sessão inicia-se pelas 20h30, aproveitando a realização de dois jogos do campeonato organizado pela AMAF e contará com atuações da ADN e do Grupo de Patinagem Artística do Grupo Nun’Álvares na cerimónia inaugural, nos intervalos e na pausa de transição entre jogos.

Na ocasião, serão apresentados os atletas dos clubes que constituirão a «Seleção de Fafe» nas modalidades de natação, basquetebol, andebol e futebol 7 que participam, pela primeira vez, nos XV Jogos do Eixo Atlântico, e a equipa de jovens que representará Fafe nos Jogos Internacionais da Juventude das Cidades Geminadas 2024 (Jeux sportifs de la jeunesse des villes jumelées 2024) que se realizam em julho na cidade de Sens (França), que mantém o mais antigo acordo de geminação com Fafe.

Foto: Arquivo/Expresso de Fafe.

Concertos ao ar livre, uma exposição de arte e a “Primeira viagem” para a Estação Memória 

A inauguração da Estação Memória, às 18h00, será outro dos momentos do programa de dia 25 de Abril. “O antigo armazém de mercadorias da desativada estação ferroviária de Fafe sofreu obras de reconversão e ampliação, para valorização do espaço e compõe um projeto alargado que pretende transformar a envolvente aos dois edifícios num verdadeiro núcleo de cultura e turismo uma zona nobre da cidade”, refere o município, em comunicado. Em simultâneo, será inaugurada uma exposição de arte contemporânea do mestre Orlando Pompeu que abordará as diferentes fases criativas do reputado pintor português natural de Cepães, Fafe.

A celebração do 25 de Abril far-se-á também pela música com dois concertos na Praça 25 de Abril — Guitarra e Contrabanda, às 16h30, e Filipe Gachineiro, às 18h00 — e com a inauguração, às 17h00, da exposição de uma coleção de fotografias registadas no dia 25 de Abril de 1974 por Gerald Bloncourt (fotógrafo francês que manteve com Fafe uma relação afetiva e que legou ao Município parte do seu espólio) que ficará patente no Arquivo Municipal.

Agenda complementar do 50º aniversário do 25 de Abril em Fafe 

A agenda comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, que incluiu a 17 e 18 de abril, apresentações da peça de teatro “O Tesouro” de Manuel António Pina / Companhia URZE, dirigido ao público escolar e a iniciativa “Era uma vez Abril”, um «Sarau da Liberdade», com música e poesia de intervenção com cantores e poeta locais, passa ainda pela realização do XI Torneio Cidade de Fafe em veteranos (20 de abril), e o Concerto pela Academia José Atalaya, «A cantiga é uma arma» (16h00, dia 21 de abril, no Teatro Cinema).

Nos dias 26 e 27, ainda no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e da inauguração da Estação Memória, decorrerão os concerto de Emmy Curl ( 21h30) e The Cravus (22h45), no dia 26 de abril e, no dia seguinte, na Mariano com Sara Cruz (15h30), Kimi Djabaté (16h30), terminando com Salvador Sobral e Max Agnas, às 18h00.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes