Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesFafe celebrou Dia Nacional da Gastronomia com louvor às tradições e identidade...

Fafe celebrou Dia Nacional da Gastronomia com louvor às tradições e identidade fafense (C/FOTOS)

Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe fez balanço "muito positivo" da iniciativa, considerando "missão cumprida" no objetivo de "projetar o território aliado à gastronomia".

Fafe celebrou, no sábado, o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa. A vitela assada à moda de Fafe foi a ‘rainha’ à mesa, mas o dia foi também de louvor às tradições fafenses.

A organização da iniciativa esteve a cargo da Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe, em parceria com a Confraria Gastronómica “O Galo de Barcelos”, num evento que se iniciou na sexta-feira e prolongou-se até domingo, com o sábado dedicado a Fafe. 

Depois da receção aos convidados, nos Paços do Concelho, seguiu-se um desfile, ao som dos bombos, pelas ruas da cidade até ao Pavilhão Multiusos de Fafe, onde se concentrou a iniciativa.

A meio deste percurso, uma demonstração do jogo do pau animou o cimo da Arcada. Já à chegada ao Multiusos, os convidados foram brindados com vários elementos identitários da cultura fafense, desde logo os animais de raça barrosã e o rali.

Também as 25 freguesias que compõem o concelho deixaram a sua marca no Multiusos de Fafe, num convite da confraria que pretendeu prestar homenagem a todo o concelho. “Ajudaram a colorir o Multiusos ao trazerem algo particular de cada freguesia, seja do artesanato ao turismo religioso. Foi uma forma de prestar uma simples homenagem a todos os habitantes do concelho, chamando os seus representantes, porque o prato é transversal a todos, e não só da freguesia da Fafe”, explica Rosa Maria Oliveira, presidente da confraria.

O espaço contou ainda com sete expositores, dando destaque à “tradição e inovação”, com doçaria local, vinho verde, artesanato em palha, cerveja artesanal, produtos biológicos e o Pudim da TV.

Cerca de 150 convivas sentaram-se então à mesa para degustar o ex-líbris da gastronomia fafense, seguindo-se animação com tradição fafense, a cargo do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arões, Grupo de Cavaquinhos ‘Memórias Vivas’ e Rancho Folclórico de Fafe.

A Banda “O Galo de Barcelos” também subiu ao palco. Já Fafe fez-se representar em Barcelos, nos restantes dias da iniciativa, pelo Grupo Coral de Armil e pelo Jogo do Pau.

No final, Rosa Maria Oliveira fez um balanço “muito positivo” da iniciativa, considerando “missão cumprida” no objetivo de “projetar o território aliado à gastronomia.


Reportagem fotográfica completa aqui.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes