O Município de Fafe e a Altice Portugal celebraram um protocolo que prevê uma melhoria das suas infraestruturas de comunicações fixas e móveis na região, num investimento que ascende aos 3 milhões de euros.
Na sequência deste protocolo, Fafe vai passar a dispor de nove novas estações base, permitindo a melhoria da qualidade e cobertura do serviço móvel a 99,6% da população.
As novas antenas situam-se nas freguesias de Antime e Silvares, Golães, Medelo, Agrela e Serafão, Vinhós, Regadas, Monte e Queimadela, Moreira de Rei e Várzea Cova e Ardegão, Arnozela e Seidões.
No âmbito deste investimento, encontra-se também previsto, até final deste ano, o aumento para 95% da percentagem de população com acesso a fibra ótica.
O protocolo foi assinado, na sexta-feira, pelo diretor de Relações Institucionais e Corporativas da Altice Portugal, André Figueiredo, e pelo presidente da Câmara de Fafe, Antero Barbosa.
O investimento, totalmente privado, autónomo e voluntário, que a Altice Portugal se propõe realizar em Fafe, ascende a 3 milhões de euros e converge com o objetivo de a empresa “continuar a ser o maior investidor e parceiro dos municípios portugueses como fornecedor de tecnologia de última geração”, e proporcionar a acessibilidade das populações a serviços de comunicações como etapa fundamental para o desenvolvimento da economia local e da sua competitividade.
Na assinatura do protocolo, o presidente da Câmara de Fafe sublinhou a importância que este investimento assume para mitigar as atuais assimetrias na cobertura de rede no concelho, bem como enquanto estratégia de desenvolvimento económico.
“O concelho fica dotado de uma infraestrutura digital que posicionará Fafe na linha da frente. Isto insere-se na estratégia que defendemos para o concelho: para além de servir bem as populações, termos um concelho avançado a nível tecnológico, para que possa atrair investimento”, anotou, sublinhando os benefícios deste investimento para empresas, instituições e cidadãos.
Por sua vez, o presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, destacou a aposta da empresa no reforço da cobertura das suas redes de comunicações a nível nacional.
“Continuamos ao lado dos municípios portugueses e é com gosto que celebramos este acordo com a Câmara de Fafe para prestar a todos os seus residentes e visitantes um serviço que responda cabalmente às suas necessidades, fomentando a coesão territorial e social”, referiu.