Domingo, Junho 23, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesFafe recebeu grupo de Bombeiros da Letónia no âmbito do Mecanismo Europeu...

Fafe recebeu grupo de Bombeiros da Letónia no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil

Operacionais visitaram instalações do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave e Centro de Meios Aéreos de Fafe. Foram recebidos nos Paços do Concelho pelo presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil, Antero Barbosa.

Fafe recebeu, esta quarta-feira, um grupo de Bombeiros de Letónia, que está em Portugal ao abrigo de um programa do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. 

O grupo de oito bombeiros foi acolhido no domingo, na Base da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da Autoridade de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Guimarães, e recebido nos Paços do Concelho de Fafe esta quarta-feira pelo presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil, Antero Barbosa.

“A permanência destes Bombeiros, além de potenciar a partilha de experiências, vem possibilitar também o intercâmbio, a aprendizagem mútua, o trabalho conjunto e a ajuda internacional durante a época de fogos rurais”, sublinha o município, em comunicado.

Grupo de Bombeiros da Letónia, acompanhado por elementos da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da Autoridade de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), recebido nos Paços do Concelho de Fafe. | Foto: Município de Fafe.

Em Fafe, os Bombeiros Letões tiveram oportunidade de visitar as instalações do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave da ANEPC, tendo lhes sido apresentado uma caracterização da área de jurisdição do Comando Sub-Regional, bem como demonstrados alguns dos procedimentos em vigor no despacho de meios, no âmbito dos Incêndios Rurais.

A visita foi dirigida pela Estrutura Operacional do Comando Sub-Regional do Ave, Comandante Rui Filipe Costa e Segundo Comandante Celina Oliveira, sendo acompanhada pela Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, Ana Luísa Damasceno, pelo Comandante do Corpo de Bombeiros de Fafe, Paulo Ferreira, e pelo Chefe de Sala de Operações e Comunicações, Eduardo Costa.

Posteriormente, foi efetuada uma visita ao Centro de Meios Aéreos de Fafe, onde atualmente se encontra em operação um helicóptero ligeiro de combate a incêndios afeto ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Na ocasião, foram demonstrados, pelos militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana, os procedimentos de atuação daquela força, no âmbito do combate aos Incêndios Rurais, bem como as manobras de embarque e desembarque na aeronave, sendo ainda possível verificar os procedimentos de atuação da equipa do Corpo de Bombeiros de Fafe no que ao Serviço de Brigadas de Incêndio do Heliporto diz respeito.

Nesta visita ao Centro de Meios Aéreos participaram ainda o Tenente Afonso Viana da UEPS – GNR e o Diretor do Heliporto, Gilberto Gonçalves.

Recorde-se que Portugal acolhe, durante os meses de agosto e setembro, bombeiros da Finlândia e da Letónia, integrados na Força Especial de Proteção Civil, numa resposta de combate aos incêndios de articulação entre a Comissão Europeia e os Estados-membros, na sequência dos incêndios que assolaram vários países europeus em 2022. Os 40 operacionais estão localizados nas Bases da FEPC em Guimarães, Trancoso (Guarda), Sobreira Formosa (Castelo Branco) e no Comando da FPC, em Almeirim.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes