Sexta-feira, Maio 24, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesFafe sob aviso amarelo com previsão de chuva e trovoada: As recomendações...

Fafe sob aviso amarelo com previsão de chuva e trovoada: As recomendações da Proteção Civil

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Braga, incluindo o concelho de Fafe, sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada. 

O aviso vigora entre as 3h00 e as 18h00 deste sábado, mas a chuva deverá manter-se pelo menos até ao início da próxima semana.

Também a ocorrência de vento forte nas terras altas motiva aviso amarelo do IPMA, entre as 00h00 e as 15h00 de domingo.

Fonte: IPMA.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população, esta sexta-feira, apelando à adoção de medidas preventivas, lembrando os efeitos expectáveis da ocorrência das primeiras chuvas, nestas estações de transição: a ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento; cheias potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras; instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) e contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais.

Alerta ainda para a possibilidade de arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.

Como medidas preventivas, que minimizem o impacto, é recomendada a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais, garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte, bem como um especial cuidado na circulação junto de zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas.

É também aconselhada a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias, bem como não atravessar zonas inundadas.

Todo o país estará sob aviso amarelo, sendo as regiões Norte e Centro as mais afetadas, prevendo-se “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e ocasionalmente de granizo” e “vento do quadrante oeste, rodando para o quadrante sul e aumentando de intensidade ao longo dos dias, soprando até 55 km/h e com rajadas até 90 km/h”.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes