Quinta-feira, Abril 18, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesFafe sob aviso vermelho com temperaturas nos 40ºC — Município apela ao...

Fafe sob aviso vermelho com temperaturas nos 40ºC — Município apela ao sentido cívico

O concelho de Fafe está sob aviso ‘vermelho’ devido à persistência de valores muito elevados de temperatura máxima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

São oito os distritos sob aviso vermelho: Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre.

O aviso, o mais grave numa escala de quatro, estende-se em Fafe até às 23h00 desta terça-feira, dando lugar ao aviso laranja com persistência do tempo quente, mantendo-se valores muito elevados da temperatura máxima.

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Fafe emitiu um aviso à população em que alerta para os índices de perigo de incêndio em ‘muito elevado’ e ‘máximo’, recomendando a “adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução”.

Segundo as previsões do IPMA referidas pelo SMPC, os valores de temperatura máxima estarão nos próximos dias entre os 33º e os 41ºC, com possibilidade de trovoada seca, com rajadas de vento forte, e humidade relativa do ar inferior a 30%, com fraca recuperação noturna. 

Fonte: IPMA.

Recorde-se que Portugal continental está em situação de contingência nacional. O Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Fafe foi acionado e todos os meios foram reforçados, encontrando-se os serviços em elevado grau de prontidão e resposta operacional máxima, informou a autarquia.

Em comunicado, o Município de Fafe apela à responsabilidade e sentido cívico dos fafenses lembrando que estão proibidos, entre outros:

  • Acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais;
  • Realização de queimas e queimadas;
  • Realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a maquinaria (exceto se associados a situação de combate a incêndios rurais);
  • Fogo de artíficio ou outros artefactos pirotécnicos.
- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes