O FAFENCENA — Festival de Teatro Amador de Fafe está de regresso, com a 10ª edição, que promete levar quatro peças ao palco do Teatro Cinema de Fafe.
Recorde-se que a iniciativa pretende promover, incentivar e valorizar as artes cénicas, bem como o intercâmbio e a interculturalidade entre diferentes grupos de teatro amador.
Segundo o cartaz divulgado, a abertura está marcada para o próximo sábado, 7 de setembro, pelas 21h30, com o Teatro Re/Criar – Grupo de Teatro do Grémio, de Póvoa de Santa Iria, a apresentar a peça dramática “Num corte de Asas“, que fará o público refletir sobre a essência e resistência do ser humano.
“Relata uma prova de esforço de uma piloto de caças talentosa que vê a sua vida transformada quando, após engravidar, é transferida para operar drones militares remotamente. Presa a uma cadeira de metal, enfrenta dilemas éticos e psicológicos, questionando a guerra moderna, a tecnologia e a sua própria humanidade, enquanto tenta equilibrar o dever com a maternidade”, descrevem, em jeito de convite.
O FAFENCENA prossegue depois a 29 de setembro com a peça “Os Silvas“, uma comédia pelo Grupo Cénico Povoense, da Póvoa de Lanhoso.
A 19 de outubro, sobe ao palco a Associação Cultural Theatron, de Montemor-O-Novo, com a comédia dramática “Arte“.
Como é habitual, cabe ao anfitrião Teatro Vitrine encerrar o FAFENCENA, com a peça histórica “A Revolta”, no dia 16 de novembro.