Depois de dois anos condicionados pela pandemia, o Arciprestado de Fafe vai voltar a realizar a principal festa religiosa do concelho, dedicada a Nossa Senhora da Misericórdia, como sempre no segundo domingo de julho.
Com a retoma da grande procissão de Nossa Senhora de Antime, que juntamente com a celebração eucarística ocupa o lugar central desta festa, também se volta a organizar o Encontro de Coros que já vai na sua 41ª edição.
“Convidamos todos os devotos e peregrinos a (re)viverem com alegria e entusiamo estes dias festivos”, refere o arciprestado, divulgando o programa religioso das festas.
O ponto alto das comemorações cumpre-se como é tradição no segundo domingo de julho, dia 10, e inicia com duas missas solenes que antecedem a saída da procissão, celebradas na Igreja Paroquial de Antime — pelas 8h15, presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, e solenizada pelo Coral de Antime — e na Igreja Nova de S. José, às 9h00.

Um dos momentos de maior comoção para os fiéis acontece pelas 10h15, com o encontro das imagens de Nossa Senhora da Misericórdia (vinda de Antime) e Nossa Senhora das Dores (vinda de Fafe), na ponte de S. José, a fronteira entre as duas freguesias. Frente a frente, as imagens saúdam-se com uma pequena vénia, acompanhadas por uma simbólica largada de pombos, ao som do bater de palmas e cânticos à padroeira.
Daí, a peregrinação segue até à Igreja Nova de S. José, onde é celebrada uma missa à chegada, pelas 12h15. Antes disso, há a paragem nos Paços do Concelho, cerca das 11h00. Às 18 horas, a procissão de Nossa Senhora da Misericórdia sai da Igreja de S. José e regressa a Antime, numa cerimónia marcada pela despedida no lugar do Lombo, pelas 18h30.
CONFIRA O PROGRAMA COMPLETO de 2022:
Dias 4 a 8, Segunda a Sexta: Missa com Pregação, na Igreja de Antime, às 20h.
Dias 8 e 9, Sexta e Sábado: 41º Encontro de Coros Litúrgicos do Arciprestado de Fafe, na Igreja Nova de S. José, às 21h,
Dia 9, Sábado: Procissão de Velas (com início na Capela de S. Brás até à Igreja Paroquial de Antime) seguida de Pregação e Bênção do Santíssimo, às 21h30
Dia 10, Domingo
8h15 – Missa Solene presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, solenizada pelo Coral de Antime.
9h – Missa Solene na Igreja Nova de S. José, e início da Procissão com Nossa Senhora das Dores, em direção à Ponte de S. José
10h – Saída da Procissão da Igreja de Antime, em direção à Ponte de S. José
10h15 – Encontro na Ponte de S. José
11h – Paragem junto aos Paços do Concelho
12h15 – Chegada da Procissão à Igreja Nova de S. José e Missa Votiva de Nossa Senhora
16h45 – Vésperas de Nossa Senhora na Igreja Nova de S. José
18h00 – Saída da Procissão da Igreja Nova de S. José
18h30 – Despedida no lugar do Lombo
20h – Chegada à Igreja Paroquial de Antime
