Terça-feira, Maio 7, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesFesta do Emigrante de 4 a 10 de agosto com Pedro Mafama,...

Festa do Emigrante de 4 a 10 de agosto com Pedro Mafama, Os Trastes e Carlos Pires

Apresentação do programa Regressar encerra programa, com a presença do Secretário de Estado das Comunidades, Paulo Cafôfo.

O Município de Fafe vai dedicar uma Festa aos Emigrantes, de 4 a 10 de agosto, num cartaz que conta com concertos de Pedro Mafama, Os Trastes e Carlos Pires, entre outras iniciativas, como uma feira de vinhos e petiscos e folclore do mundo.

A festa arranca na próxima sexta-feira, 4 de agosto, com o Trio Elétrico e DJ’s para assinalar o regresso dos milhares de emigrantes a Fafe. O momento antecipa a estreia da “Feira dos Vinhos e Petiscos”, um arraial minhoto organizado pelo Rancho Folclórico de Fafe, nos dias 5 e 6, na Praça 25 de Abril. Entre tasquinhas, cantares ao desafio, concertinas e música tradicional, o Rancho Folclórico de Fafe programou a atuação do grupo ‘Os Trastes’ e de Carlos Pires, o cantor fafense e autor do ‘Vira de Fafe’.

Entre 7 e 27 de agosto, a Arcada recebe a exposição ‘As costas portuguesa e francesa sob o olhar dos satélites’, promovida pelo Município de Fafe com a colaboração da Agência Espacial Portuguesa. “Pretende-se, desta forma, dar a conhecer aos emigrantes, sobretudo aqueles que vivem em França, uma perspetiva diferente dos dois países que melhor conhecem”, refere a autarquia, em comunicado.

No dia 8 de agosto é a vez do cantor de «Olarilolé» se apresentar perante o público fafense. Pedro Mafamaatuará no palco da Praça 25 de Abril a partir das 21h30. No dia seguinte, realiza-se o Festival de Folclore do Mundo ‘Fest’In Folk’, numa organização conjunta do Município de Fafe e Fest’InFolk Corredoura.

A Festa do Emigrante termina a 10 de agosto, com uma sessão de apresentação dos apoios aos emigrantes, medidas de apoio fiscal e ao investimento da diáspora inscritos no programa «Regressar». O evento tem início pelas 17h00, no auditório da Câmara de Fafe, e contará com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo.

No mesmo dia, a partir das 21h00, o auditório exterior da Casa Municipal da Cultura e Biblioteca Municipal recebe a apresenção do livro “As Fafeiras”, da autoria de Paulo Inocêncio e José Novais, que versa sobre as mulheres das freguesias serranas de Fafe que migraram para o litoral para trabalharem na seca do bacalhau.

Será ainda exibido no mesmo dia o filme ‘Erosão’, pelas 21h45, um hino poético ao fenómeno da emigração a partir do mundo rural, inspirado na obra de Miguel Torga, “Terra Firme”. Recorde-se que o filme rodado em Fafe estreou em novembro de 2021 e é resultado de um projeto comunitário, impulsionado pela companhia EnfimTeatro e a Sociedade de Recreio Cepanense, que tem a comunidade fafense como protagonista.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes