Quarta-feira, Dezembro 1, 2021
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InicioDestaquesFreguesia de Paços lança 'Espaço S+' para dar resposta de saúde mais...

Freguesia de Paços lança ‘Espaço S+’ para dar resposta de saúde mais próxima da população

+Saúde +Social +Solidário são os três eixos do projeto.

A freguesia de Paços lançou o ‘Espaço S+’, um projeto que pretende melhorar as condições de vida da população, proporcionando uma resposta mais próxima em matéria de saúde, mas também a nível social e de solidariedade.

Dividida em três eixos — +Saúde +Social +Solidário —, a iniciativa passa pela criação de uma unidade móvel para visita domiciliária aos idosos na prestação de cuidados básicos de saúde, pelo apoio às famílias carenciadas no acesso a apoios sociais em articulação com as várias entidades, e pela dinamização de eventos solidários através de equipas de voluntários.

O projeto, apoiado pelo programa nacional Bairros Saudáveis e financiado pelo Ministério da Saúde e pelo Plano de Recuperação e Resiliência, pretende ter uma abordagem integrada de capacitação da comunidade e das instituições locais.

Na apresentação do projeto à população, no domingo, o presidente da Junta de Freguesia de Paços, Joaquim Barbosa, sublinhou o objetivo de serem “facilitadores”, dando uma resposta mais próxima às necessidades das pessoas.

“Sabemos cuidar das ruas, cuidar dos equipamentos, mas também temos de saber cuidar das pessoas. E cuidar das pessoas é estar próximo naquilo que elas precisam, nas dificuldades que sentem no dia a dia”, referiu.

José Novais de Carvalho, diretor do ACES do Alto Ave, louvou a iniciativa e a sua abordagem integrada do que são os determinantes da saúde: “Eu posso estar bem do ponto de vista físico, mas não do ponto de vista social ou solidário. Um dos problemas mais graves hoje em dia da nossa sociedade é a solidão. Em boa hora veio este projeto e quem o agarrasse”.

Também Antero Barbosa, presidente da Câmara de Fafe, enalteceu o projeto por centrar-se no bem-estar das pessoas, elogiando a forma como “a união que aqui foi possível fazer e a junção de todas as vontades resulta numa melhor resposta às populações”.

Nesse sentido, Lídia Martins, presidente da Associação Passos d’ Alegria, parceira da junta de freguesia na iniciativa, reforçou o objetivo de “estar mais próximo de quem mais precisa, para não deixar ninguém para trás”.

A abertura do ‘Espaço S+’, que irá funcionar na sede da junta de freguesia, contou com a primeira atuação dos elementos do centro de convívio.

Foto: Junta de Paços.

Foto: Junta de Paços.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FansCurti
0SeguidoresSeguir
53SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever
- Anúncio - spot_img

Artigos Recentes