Terça-feira, Novembro 30, 2021
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InicioCulturaHistoriador Artur Coimbra apresenta obra sobre Paiva Couceiro

Historiador Artur Coimbra apresenta obra sobre Paiva Couceiro

A obra historiográfica “Paiva Couceiro e a Contra-revolução monárquica (1910-1919). Das Incursões à Monarquia do Norte”, de Artur Ferreira Coimbra, vai ser apresentada em Fafe, na Sala Manoel de Oliveira, na noite de 5 de novembro.

A apresentação estará a cargo do Professor Doutor Norberto Cunha (catedrático aposentado da Universidade do Minho), autor do extenso prefácio que enriquece a obra, a qual se baseia na dissertação de Mestrado em História das Instituições e da Cultura Moderna e Contemporânea apresentada pelo autor à Universidade do Minho, há duas décadas e que foi justamente orientada por aquele emérito historiador.

O livro, que inclui a mais recente bibliografia sobre o tema, é um contributo fundamental para o conhecimento da contra-revolução monárquica na segunda década do século XX e designadamente a acção armada de Paiva Couceiro contra a Primeira República.

A obra, com mais de 400 páginas, integra ainda um capítulo final dedicado ao impacto da contra-revolução monárquica em Fafe no mesmo período, em especial nas incursões de 1912 e na Monarquia do Norte,  em 1919, em que as repercussões foram aqui mais significativas.

Recorde-se que a obra, editada em 2020 pela Labirinto, mas cuja apresentação pública só agora foi possível, valeu há poucos dias ao historiador fafense o Prémio Literário A. Lopes de Oliveira/Câmara Municipal de Fafe para o género “Estudos Histórico-Sociais de Âmbito Local ou Regional”.

A entrada é livre, sujeita ao uso de máscara, nos termos das determinações das autoridades sanitárias.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FansCurti
0SeguidoresSeguir
53SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever
- Anúncio - spot_img

Artigos Recentes