A obra historiográfica “Paiva Couceiro e a Contra-revolução monárquica (1910-1919). Das Incursões à Monarquia do Norte”, de Artur Ferreira Coimbra, vai ser apresentada em Fafe, na Sala Manoel de Oliveira, na noite de 5 de novembro.
A apresentação estará a cargo do Professor Doutor Norberto Cunha (catedrático aposentado da Universidade do Minho), autor do extenso prefácio que enriquece a obra, a qual se baseia na dissertação de Mestrado em História das Instituições e da Cultura Moderna e Contemporânea apresentada pelo autor à Universidade do Minho, há duas décadas e que foi justamente orientada por aquele emérito historiador.
O livro, que inclui a mais recente bibliografia sobre o tema, é um contributo fundamental para o conhecimento da contra-revolução monárquica na segunda década do século XX e designadamente a acção armada de Paiva Couceiro contra a Primeira República.
A obra, com mais de 400 páginas, integra ainda um capítulo final dedicado ao impacto da contra-revolução monárquica em Fafe no mesmo período, em especial nas incursões de 1912 e na Monarquia do Norte, em 1919, em que as repercussões foram aqui mais significativas.
Recorde-se que a obra, editada em 2020 pela Labirinto, mas cuja apresentação pública só agora foi possível, valeu há poucos dias ao historiador fafense o Prémio Literário A. Lopes de Oliveira/Câmara Municipal de Fafe para o género “Estudos Histórico-Sociais de Âmbito Local ou Regional”.
A entrada é livre, sujeita ao uso de máscara, nos termos das determinações das autoridades sanitárias.