Quinta-feira, Abril 18, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioCulturaHistoriador fafense Daniel Bastos lança livro que resgata memórias da ditadura

Historiador fafense Daniel Bastos lança livro que resgata memórias da ditadura

O historiador fafense Daniel Bastos vai apresentar, no próximo dia 12 de abril, em Lisboa, o novo livro “Memórias da Ditadura – Sociedade, Emigração e Resistência”.

O livro é concebido a partir do espólio fotográfico inédito de Fernando Mariano Cardeira, antigo oposicionista, militar desertor, emigrante e exilado político. 

A apresentação da obra, edição bilingue (português e inglês) com tradução de Paulo Teixeira, e prefácio do historiador e investigador José Pacheco Pereira, estará a cargo do militar, antigo exilado político e presidente da RTP, Manuel Pedroso Marques.

“No ano em que se assinala meio século de liberdade e democracia em Portugal, e numa época em que mais de metade da população portuguesa nasceu já depois da Revolução de Abril, a publicação desta obra constitui uma oportunidade simbólica de revisitar o país como era há 50 anos. Um dever de memória e um exercício de cidadania no fortalecimento da democracia através da importância da história para inquirir o passado, pensar o presente e projetar o futuro”, sublinha o autor.

O novo livro é realizado com o apoio institucional da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, revelando cerca de centena e meia de imagens do espólio de Fernando Mariano Cardeira, cuja “lente humanista e militante teve o condão de captar fotografias marcantes para o conhecimento da sociedade, emigração e resistência à ditadura nos anos 60 e 70”.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes