Ivan Pinto, estudante do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Fafe, conquistou uma das duas menções honrosas alcançadas pela comitiva portuguesa presente nas oitavas Olimpíadas Europeias da Física (EuPhO), que se realizaram de 14 a 19 de julho, em Kutaisi, na Geórgia.
Segundo a Sociedade Portuguesa de Física, esta edição foi “a mais participada de sempre, tendo 54 países enviado as suas delegações, a maior parte deles da Europa, mas também de países muito bem preparados como os Estados Unidos, Japão ou Brasil”.
“O nível de conhecimentos requeridos para realizar estas provas vai muito para além do programa do secundário de Física, envolvendo por parte dos estudantes imenso esforço e dedicação durante a fase de preparação”, explica Rui Travasso, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) envolvido na preparação dos alunos que decorreu na Escola Quark! de Física para jovens da Universidade de Coimbra.
Os estudantes tiveram de realizar uma experiência sobre o efeito piezoelétrico, fenómeno que ocorre quando uma força aplicada num cristal com propriedades especiais cria uma diferença de potencial elétrica elevada. Tiveram também de resolver vários problemas teóricos, incluindo assuntos como relatividade restrita e ótica física.
O resultado dos estudantes portugueses “é muito bom, ficando à beira da conquista de medalhas. A prova foi complexa e competitiva, a nível global, e a nossa equipa realizou um trabalho muito meritório, deixando satisfeita toda a equipa que acompanhou a sua preparação”, sublinha João Carvalho, citado em comunicado.
As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o apoio do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, e da Universidade de Coimbra.
O Agrupamento de Escolas de Fafe felicitou Ivan Pinto “por mais um feito internacional, levando o bom nome da escola, bem como, da cidade de Fafe”.