João Sousa, aluno da Academia de Música José Atalaya, foi o vencedor do Grande Prémio de Música Lions, um concurso promovido anualmente pelos Lions em Portugal, aberto a estudantes de música de todos os níveis.
O instrumento escolhido pela organização para o concurso deste ano foi o clarinete, podendo participar todos os estudantes desse instrumento, com idades entre os 16 e 23 anos. Os Lions registaram a participação de oito candidaturas.
O aluno de 16 anos, que frequenta a classe do professor José Ricardo Freitas, sagrou-se vencedor do concurso, que teve lugar, a 11 de maio, no Auditório Renato Araújo da Universidade de Aveiro. O pianista acompanhador foi o professor José Miguel Costa, mais um artista “da casa”.
Para além de um prémio monetário, o jovem clarinetista fafense vai representar Portugal no “LEMC – Lions European Music Competition”, a final europeia do concurso, que decorrerá no Fórum Europeu de Lions Clubes, de 23 a 26 de outubro, em Bordéus, França.
Em comunicado, a Academia de Música José Atalaya manifesta orgulho e felicita o aluno “pela brilhante carreira que está a construir.”.