O Arquivo Municipal acolhe, até 30 de junho, a exposição «Palha_na_Lã_no_Linho», que resulta da residência artística “Experimentar o Têxtil”, desenvolvida pelas artistas Cindy Steiler, Mónica Faria e Patrícia Oliveira, junto das comunidades mais rurais de Fafe.
A exposição leva o visitante a conhecer o território pelo saber das tradições e manualidades antigas reencontradas no entrançado da palha, nos fios ásperos da lã de ovelha e no toque do linho.
A inauguração da exposição, no sábado, foi precedida por Oficinas de Experimentação e Criação, com a presença de artesãos locais e artistas residentes, onde foi abordado o Entrelaçado de Palha, Feltragem, CianoLinho e a Tecelagem com Linho.
Na ocasião, a vereadora da Cultura e Turismo da Câmara de Fafe, Paula Nogueira, sublinhou a importância das exposições realizadas no âmbito do «Experimentar o Têxtil» e da força que as residências artísticas entretanto realizadas em Fafe concederam ao processo de certificação do entrançado da palha.
“Esta capacidade que tivemos de juntos, com as artistas, a curadoria, as artesãs e artesãos, as comunidades locais, evidenciarmos que o entrançado da palha tinha, efetivamente, muito valor e potencial criativo e inovador, acabou por ser determinante no processo que está agora na sua fase final e que em breve será apresentado”, afirmou, citada em comunicado.
“A certificação do entrançado da palha vai acrescentar valor a uma arte tradicional e dignificar o trabalho das artesãs e artesãos, mas por outro lado, a circunstância de dispormos de uma arte popular que escala para o patamar das artes e, pelo olhar dos artistas, ter a possibilidade de aplicações e interpretações infinitas, ganha uma nova dimensão” referiu ainda.
A exposição ocupa várias salas do edifício do Arquivo, onde é possível acompanhar o resultado das residências feitas pelas artistas junto das pessoas que com elas partilharam o saber fazer do ciclo da palha, do linho e da lã, recompondo sob o olhar da arte as antigas tradições artesanais de Fafe.
«Palha_na_Lã_no_Linho» insere-se nas iniciativas «Experimentar o têxtil», promovidas no território do Vale do Ave pela bienal Contextile, com o propósito de ligar as diversas realidades do têxtil entre si e conectar os públicos e as comunidades aos processos de criação em torno do têxtil. Trata-se de um programa que conta com uma parceria entre o Município de Fafe e a Bienal Contextile, com o apoio da DGArtes.
A exposição é de entrada livre.
Horário:
Segunda-feira: encerrado
Terça a quinta feira: 9h30 às 12h30; 14h às 17h30;
Sexta: 9h30 às 12h30
Sábados, domingos e feriados: 15h às 18h