O lugar da Lagoa, da União de Freguesias de Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído, celebra esta sexta-feira o ponto alto da Festa em Honra de Nossa Senhora das Neves, cumprindo assim a tradição de veneração na última sexta-feira antes do último sábado do mês de agosto.
Depois de dois anos suspenso devido à pandemia, o ritual de colocar a imagem de Nossa Senhora das Neves na cabeça, característico desta peregrinação, está de regresso.
Esta quinta-feira, há procissão de velas com a imagem de Nossa Senhora das Neves, pelas 21h00, com sessão de fogo no final.
Na sexta-feira haverá celebração do sacramento da reconciliação, pelas 9h00, e a celebração da habitual eucaristia solene, pelas 11h00, que será presidida por D. Nuno Almeida. De tarde, às 14h30, há concerto pela Banda Filarmónica de Vieira do Minho. Às 17h00, sai a procissão em honra de Nossa Senhora das Neves, com a participação do tradicional carro alegórico, Grupo Coral e coreografia, seguindo-se de novo a atuação daquela banda.
No sábado, às 21h00, repete-se a procissão de velas com a imagem de Nossa Senhora das Neves, pelas 21h00, terminando com uma sessão de fogo.
Segundo o programa divulgado, no domingo há eucaristia solene, pelas 11h30, repetindo-se, à semelhança de sexta-feira, o concerto pela Banda Filarmónica de Vieira do Minho, pelas 14h30, e às 17h00 a procissão em honra de Nossa Senhora das Neves, com a participação do tradicional carro alegórico, Grupo Coral e coreografia, seguindo-se de novo a atuação daquela banda.
Recorde-se que a Festa de Nossa Senhora das Neves é uma das principais e mais simbólicas romarias do concelho de Fafe. Milhares de devotos rumam habitualmente ao lugar da Lagoa, para rezarem, cumprirem promessas e colocarem a imagem de Nossa Senhora das Neves na cabeça. Este gesto é visto como um ritual para “tirar o diabo”, livrando os fiéis de todo o mal.