Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
No menu items!
- Anúncio - spot_img
spot_img
InícioDestaquesLagoa louva Nossa Senhora das Neves, mas sem ritual de colocar imagem...

Lagoa louva Nossa Senhora das Neves, mas sem ritual de colocar imagem na cabeça

O lugar da Lagoa, da União de Freguesias de Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído, celebra esta sexta-feira o ponto alto da Festa em Honra de Nossa Senhora das Neves, cumprindo assim a tradição de veneração na última sexta-feira antes do último sábado do mês de agosto.

O ritual de colocar a imagem de Nossa Senhora das Neves na cabeça continua suspenso devido à pandemia, dada a impossibilidade de desinfetar a imagem, relembra a Confraria de Nossa Senhora das Neves. Ainda assim, a festa não deixa de se realizar, de uma forma diferente.

Esta sexta-feira haverá missa, pelas 9h00, pelas intenções dos romeiros, e a celebração da habitual missa campal, pelas 11h00. De tarde, às 17h00, ocorre a recitação de um terço.

No sábado, às 21h00, repete-se a Vigília Mariana, e no domingo, dia 28, será celebrada eucaristia, pelas 11h15.

Recorde-se que a Festa de Nossa Senhora das Neves é uma das principais e mais simbólicas romarias do concelho de Fafe. Milhares de devotos rumam habitualmente ao lugar da Lagoa, para rezarem, cumprirem promessas e colocarem a imagem de Nossa Senhora das Neves na cabeça. Este gesto é visto como um exorcismo para “tirar o diabo”, livrando os fiéis de todo o mal, mas devido à pandemia mantém-se pelo segundo ano consecutivo suspenso.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
53SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes