O Município de Fafe é subscritor da Carta de Intenção de Compromisso para implementação da estratégia regional de promoção da melhoria da saúde e do bem-estar da população residente na área de influência da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Ave.
A assinatura do documento teve lugar esta quarta-feira, no final da sessão de apresentação do Plano Local de Saúde da ULS Alto Ave 2024 – 2030, tendo sido formalizada pela vereadora com o pelouro da Saúde, Paula Nogueira, em representação do município.
O Plano Local de Saúde 2024-2030 da ULS do Alto Ave, que abrange os municípios de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto, Guimarães, Vizela e Fafe, foca-se na promoção da saúde e bem-estar da população, com especial ênfase na redução das desigualdades em saúde e no aumento da equidade no acesso aos cuidados.

Segundo o município, o plano reflete a necessidade de adaptação dos serviços à população envelhecida e à prevalência de doenças crónicas não transmissíveis, como a hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, que afetam significativamente os habitantes da região.
“O encontro juntou responsáveis institucionais e parceiros locais do setor da saúde, numa dinâmica de cooperação estreita, contínua e estratégica entre o Município de Fafe e a ULS Alto Ave, e que assenta numa lógica integradora, em que o Plano Local de Saúde 2024-2030, associado a outras frentes de trabalho, complementará um sistema mais eficiente, equitativo e acessível para todos os seus habitantes”, lê-se em comunicado.


