O executivo municipal aprovou, na reunião de câmara desta segunda-feira, a atribuição de vouchers aos alunos com escalão A e B, para aquisição de material escolar no comércio local.
A medida representa um investimento para o Município de Fafe de cerca de 100 mil euros e abrange os alunos desde o 1º ciclo até ao ensino secundário.
Será atribuído um voucher no valor de 100 euros aos alunos com escalão A, e de 50 euros para beneficiários do escalão B. O mecanismo de atribuição dos vouchers passará pelo recurso à plataforma de gestão escolar.
O presidente da câmara sublinhou, na reunião, a importância da medida pela ajuda que presta às famílias confrontadas com estes encargos, destacando ainda a utilização dos vouchers no comércio local, que faz com que também estes possam usufruir deste apoio.
Rui Novais da Silva, líder dos sociais-democratas, expressou satisfação pela medida, lembrando que a mesma tinha já sido apresentada pelo PSD e defendendo que possa vir a ser alargada a mais crianças e jovens.
Atribuídos livros de fichas a alunos do 1º ciclo
Na reunião foi ainda aprovado o habitual apoio aos alunos que beneficiam de ação escolar (escalões A e B) para a atribuição livros de fichas, correspondendo a um investimento municipal de cerca de 18 mil euros.
“Estamos conscientes que estas medidas representam um alívio para as famílias”, afirmou Antero Barbosa.
Ainda no âmbito da Educação, a Câmara aprovou por unanimidade a atribuição de Bolsas de Estudo e de Mérito à última lista de alunos candidatos. O apoio concedido em 2024 aos estudantes de Fafe que frequentam o Ensino Superior correspondeu a um total de 315 mil euros.