Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioCulturaMúsica, humor, teatro e dança: Conheça o programa comemorativo dos 100 anos...

Música, humor, teatro e dança: Conheça o programa comemorativo dos 100 anos do Teatro Cinema de Fafe

Concertos de Moonspell, David Fonseca, Marisa Liz, Miguel Araújo, António Zambujo, Lena d'Água, espetáculos de humor com Pedro Tochas, Ana Arrebentinha, Beatriz Gosta, teatro com Ruy de Carvalho, João Baião e Virgílio Castelo, entre os cerca de 50 espetáculos e atividades que vão marcar o ano na "jóia da coroa" da cultural local. 

O centenário do Teatro Cinema de Fafe vai marcar a agenda cultural do concelho durante todo o ano, com um programa “vasto e eclético”, marcado por concertos, espetáculos de ‘stand-up comedy’, dança, conferências e exposições.

Este ciclo comemorativo foi anunciado esta quarta-feira, 10 de janeiro, na sessão solene que assinalou os 100 anos desta “jóia da coroa” da cultura local. Todos os meses serão marcados por atividade cultural, nas suas múltiplas expressões, em cerca de meia centena de espetáculos e atividades que prometem trazer a Fafe grandes nomes da música e do teatro português, mas também dar palco à cultura fafense.

O programa cultural comemorativo do centenário arrancou esta quarta-feira, com o concerto do fadista Camané. Prossegue no próximo fim de semana com o espetáculo “Primo Vere”, a primeira parte da ópera Carmina Burana, pela Academia de Música José Atalaya e Escola Bailado de Fafe. Valter Lobo sobe a palco a 20 de janeiro, para apresentar o seu projeto mais recente “Primeira Parte de um Assalto”, e Pedro Tochas traz o humor, com o espetáculo “Escolhas”, dia 27.

Lena d’Água abre a programação de fevereiro, com concerto dia 3, seguindo-se o espetáculo de humor “Não estavas capaz, não vinhas”, de Ana Arrebentinha (dia 10). Benedita Pereira e Tomás Alves sobem a palco com a peça de teatro “Pulmão – Uma história de amor”, no dia 17, e a banda Papercutz + ensemble traz o concerto “So Far So Fading”, de música pop eletrónica, orquestra e projeção digital.

O mês de março abre com música erudita, a cargo de Pluris Ensemble, no dia 2, seguindo-se o início de um ciclo “Os Bebés vão ao Teatro”, no dia 9. O Teatro Passos d’Alegria apresenta, nos dias 16 e 17 de março, a peça Camilo Castelo Branco – O Morgado de Fafe em Lisboa. Ricardo Castro e Ricardo Carriço sobem a palco com o teatro de comédia “Monólogos do Pénis”, no dia 22, e David Fonseca apresenta-se em concerto, no dia 30, com a tour dos 25 anos de carreira.

Abril chega com o humor de Beatriz Gosta, com o seu espetáculo de stand-up comedy ‘Resort’, no dia 5. O Coral Santo Condestável apresenta o habitual Concerto de Primavera, no dia 13. Em mês da Revolução dos Cravos, sobe a palco, no dia 19, o projeto “Anónimos de Abril”, com José Fialho, Rogério Charraz, Joana Alegre e Júlio Resende. A Escola de Bailado de Fafe e a Academia de Dança Nun’Álvares celebram o mês da dança, com workshops e espetáculos, e a Comissão Local para as Comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril celebra o mês da Liberdade, com conferências, música, teatro, publicações e artes. Por fim, Teresinha Landeiro traz o fado contemporâneo com o concerto “Para dançar e para chorar”, no dia 20.

A 4 de maio, António Capelo sobe a palco com o monólogo dramático “Ninguém”. Segue-se no dia 10 o 2º ato da ópera Carmina Burana, pela Academia de Música José Atalaya e Escola Bailado de Fafe, no dia 11 a música pop nacional com Lena, e a 25 de maio a Gala dos Portugueses de Valor, numa organização a cargo da Lusopress.

Junho abre no dia 1 com o espetáculo de humor “Pato de Ganso” de Pedro Teixeira da Mota. O ator Ruy de Carvalho regressa a Fafe, dia 8, com a comédia dramática “História Devida”, e o Teatro Vitrine apresenta o Fafencena, no dia 15.

Setembro conta com João Baião, com o espetáculo de comédia “Feliz Aniversário”, no dia 13; uma celebração do cinema no teatro, pelo Cineclube de Fafe, de 20 a 22 de setembro, e o 2º espetáculo do ciclo “Os Bebés vão ao Teatro”, no dia 28.

A 5 de outubro, Virgílio Castelo apresenta o teatro “O Homem da Amália”. A ópera Carmina Burana volta a ser tema, agora de uma palestra sobre o projeto levado a cabo pela Academia de Música José Atalaya e Escola Bailado de Fafe, no dia 10. Em data ainda a definir, Moonspell trazem o heavy metal ao palco do Teatro Cinema de Fafe, em outubro, com a digressão acústica “Sombra”.

O Fafencena prossegue com peças nos dias 19 de outubro e 16 de novembro, mês que conta ainda com o Concerto de Aniversário do Grupo Nun’álvares, no dia 13.

Dezembro conta com concertos de Marisa Liz (dia 7), Miguel Araújo (dia 13) e António Zambujo (dia 21), mas também o 3º e último espetáculo do ciclo “Os Bebés vão ao Teatro” (dia 14). O concerto final da ópera Carmina Burana, pela Academia de Música José Atalaya e Escola Bailado de Fafe, terá lugar no Multiusos de Fafe, no dia 10. A Cercifaf encerra a programação, com um espetáculo de Natal, no dia 22 de dezembro.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes