A Comissão Concelhia de Fafe do Partido Comunista Português (PCP) promove, na próxima sexta-feira, dia 30 de outubro, uma iniciativa de homenagem a Ary dos Santos, assinalando os 90 anos do nascimento do poeta, que se completam em dezembro.
A noite de convívio, intitulada “Ary d’Honra“, tem início marcado para as 21h30, no Centro de Trabalho do PCP, em frente à antiga Alvorada, e inclui leitura de poemas do “poeta da Revolução” e um debate sobre a atualidade da sua obra, ao som das canções de cujas letras foi autor.
A iniciativa integra um conjunto de ações que o PCP está a promover ao longo dos próximos meses para recordar o poeta, entre as quais se incluem um concerto em Lisboa, uma exposição e novas edições da sua obra.
José Carlos Ary dos Santos foi poeta, escritor e letrista, tendo-se destacado pela ligação da sua obra aos ideais de liberdade, democracia e progresso social. Militante comunista, “de convicções inabaláveis”, fez da escrita, poesia e arte uma forma de intervenção política e de combate ao fascismo.
Autor de mais de 600 poemas, escreveu letras que ganharam voz por nomes nomes incontornáveis da música portuguesa, como Carlos Mendes, Fernando Tordo, Paulo de Carvalho e Tonicha. Em parceria com Nuno Nazareth Fernandes, participou pela primeira vez no Festival RTP da Canção, com a “Desfolhada”, interpretada por Simone de Oliveira. Escreveu também para grandes nomes do fado, como Amália Rodrigues, Beatriz da Conceição, Carlos do Carmo, José Manuel Osório ou Maria Armanda.
A sessão em Fafe é aberta a amigos e militantes do PCP, no qual Ary dos Santos militou.



