Quinta-feira, Junho 8, 2023
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioCulturaPesar pelo falecimento da artista plástica Belmira Guimarães

Pesar pelo falecimento da artista plástica Belmira Guimarães

A Câmara de Fafe aprovou, esta segunda-feira, em reunião do executivo municipal, um voto de pesar pela morte da artista Belmira Guimarães, em “reconhecimento da sua longa ligação ao concelho de Fafe, à cultura e à vida artística local”. 

Belmira Guimarães faleceu no sábado, 5 de fevereiro, aos 84 anos.

“Mulher da cultura e das artes, natural de Lamego, acarinhou Fafe como a sua cidade de coração. Dedicou a sua vida à pintura, e deixa um legado que Fafe agradece”, anotou o município.

Belmira Guimarães foi associada, fundadora e dirigente do Núcleo de Artes e Letras de Fafe. Nascida em Lamego, em 16 de Março de 1937, instalou-se em Fafe após ter casado com o fotógrafo fafense Victor Guimarães — “Foto Victor” — em 1960.

Familiarizada com as artes da fotografia, foi alimentando a sua verdadeira paixão, a pintura e o desenho. Participou na 1ª Mostra de Artes Plásticas de Fafe, organizada pela Câmara de Fafe, e a partir daí não mais parou de expor.

Fez algumas exposições no estrangeiro e imensas em Portugal. Expôs em Lisboa, Porto, Lamego, Fafe, Guimarães, Póvoa de Varzim, Felgueiras, Barcelona, Montgenon, entre outras localidades. Recebeu várias menções honrosas e prémios de arte.

O funeral realizou-se no domingo, na Igreja Matriz de Fafe.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
54SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes