Domingo, Janeiro 29, 2023
No menu items!
- Anúncio - spot_img
spot_img
InícioCulturaPesar pelo falecimento da artista plástica Belmira Guimarães

Pesar pelo falecimento da artista plástica Belmira Guimarães

A Câmara de Fafe aprovou, esta segunda-feira, em reunião do executivo municipal, um voto de pesar pela morte da artista Belmira Guimarães, em “reconhecimento da sua longa ligação ao concelho de Fafe, à cultura e à vida artística local”. 

Belmira Guimarães faleceu no sábado, 5 de fevereiro, aos 84 anos.

“Mulher da cultura e das artes, natural de Lamego, acarinhou Fafe como a sua cidade de coração. Dedicou a sua vida à pintura, e deixa um legado que Fafe agradece”, anotou o município.

Belmira Guimarães foi associada, fundadora e dirigente do Núcleo de Artes e Letras de Fafe. Nascida em Lamego, em 16 de Março de 1937, instalou-se em Fafe após ter casado com o fotógrafo fafense Victor Guimarães — “Foto Victor” — em 1960.

Familiarizada com as artes da fotografia, foi alimentando a sua verdadeira paixão, a pintura e o desenho. Participou na 1ª Mostra de Artes Plásticas de Fafe, organizada pela Câmara de Fafe, e a partir daí não mais parou de expor.

Fez algumas exposições no estrangeiro e imensas em Portugal. Expôs em Lisboa, Porto, Lamego, Fafe, Guimarães, Póvoa de Varzim, Felgueiras, Barcelona, Montgenon, entre outras localidades. Recebeu várias menções honrosas e prémios de arte.

O funeral realizou-se no domingo, na Igreja Matriz de Fafe.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
53SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Anúncio - spot_img

Artigos Recentes