O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu, esta quarta-feira, uma receção institucional às quinze Pequenas e Médias Empresas (PME) do concelho de Fafe distinguidas com o estatuto ‘PME Excelência 2024’, atribuído pelo IAPMEI.
A iniciativa teve como objetivo reconhecer o mérito, a solidez e o contributo das PME Excelência para o desenvolvimento económico do concelho, valorizando o seu papel na criação de emprego, inovação e afirmação do tecido empresarial local.
As quinze ‘PME Excelência’ fafenses são responsáveis, no seu conjunto, por cerca de 695 postos de trabalho, tendo registado, em 2023, um volume de negócios de cerca de 79,18 milhões de euros e exportações na ordem dos 16,97 milhões de euros.
Estes dados foram apresentados pelo vereador do Desenvolvimento Económico, Francisco Lemos, destacando o contributo destas empresas para a economia local e a sua integração na estratégia de desenvolvimento do concelho.
Na sessão, o presidente da Câmara de Fafe, Antero Barbosa, felicitou as empresas distinguidas, sublinhando a importância da criação de condições para o crescimento do tecido empresarial no concelho, dando nota dos investimentos que estão a ser concretizados nas Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE) de Arões/Golães, Regadas e Socorro/Quinchães.
Segundo o edil, a intervenção em Arões/Golães terá em vista a melhoria das infraestruturas, nomeadamente da rede de saneamento, projetando a sua expansão. Na Zona Industrial do Socorro, a intervenção contemplará a criação de passeios, ordenamento de estacionamento e embelezamento. Quanto à Área Empresarial de Regadas, o autarca deu nota que a primeira terraplanagem já está concluída e serão necessários cerca de 12 milhões de euros de investimento para dotar o espaço de todas as infraestruturas, tendo a autarquia recebido a manifestação de interesse de 40 empresários em instalar-se no local.

