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Rali de Portugal volta a ter derradeira especial em Fafe a 14 de maio. Conheça as novidades desta edição.

O Rali de Portugal, que regressa à estrada de 11 a 14 de maio, vai voltar a ter em Fafe a sua derradeira especial, em regime de ‘power stage’, no último dia da prova. 

A apresentação da edição deste ano decorreu esta terça-feira, na sede do Automóvel Club de Portugal, em Lisboa. Uma super-especial na Figueira da Foz, uma nova classificativa em Paredes e a maior lista de inscritos até ao momento no WRC, com cerca de 90 equipas, são alguns dos destaques anunciados pela organização.

Nesta 56ª edição, a prova apresenta como novidade o regresso à Figueira da Foz, que será palco de uma nova super-especial de 2,28 km no centro da cidade, com a foz do Mondego e o Oceano Atlântico como pano de fundo, a fechar o primeiro dia competitivo da prova, na sexta-feira, 12 de maio. Outra novidade em 2023 é uma classificativa de 15 km em Paredes, no decisivo dia de domingo, 14 de maio, num concelho que continua a receber o tradicional Shakedown de abertura do rali, na quinta-feira (11 de maio), nas imediações e no interior da pista de Baltar.

Num figurino semelhante ao dos últimos anos, é na região Centro que o Rali de Portugal tem as primeiras especiais cronometradas, na sexta-feira, com duplas passagens pelos troços de Lousã (12,03 km), Góis (19,33 km) e Arganil (18,72 km), e uma passagem por Mortágua (18,15 km), antes da estreia da super-especial da Figueira da Foz.

No sábado, os concorrentes rumam ao Norte e às classificativas de Vieira do Minho (26,61 km), Amarante (37,24 km) e Felgueiras (8,91 km), que também recebem duplas passagens, antes da popular super-especial de Lousada, na pista da Costilha.

As decisões do rali também acontecem na região Norte, no domingo, com o já referido troço de Paredes, que antecede a primeira passagem pela especial de Fafe (11,18 km) e a classificativa de Cabeceiras de Basto (22,23 km). A derradeira especial, em regime de ‘power stage’ (com atribuição de pontos-extra), volta a ser emoldurada pelos famosos cenários de Fafe.

Ao todo são 19 classificativas e um percurso com 329,06 quilómetros cronometrados, por entre um total de 1636,25 quilómetros no centro e norte do país.

Pontuável para o Campeonato do Mundo FIA de Ralis (WRC), a prova do Automóvel Club de Portugal é este ano a quinta ronda do calendário, sucedendo ao Rali da Croácia (20 a 23 de abril) e abrindo a fase de terra em solo europeu (depois de uma primeira incursão pelos troços de terra no México, em março).

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