Fafe volta a ser palco do Rali Montelongo Carlos Vieira, a 25 e 26 de junho, com os pilotos a percorrerem 13 classificativas em asfalto integralmente no concelho de Fafe ao longo dos dois dias de prova, num total de 130 quilómetros.
A prova, pontuável no Campeonato de Portugal de Clássicos (CPCR), no Campeonato Start Norte de Ralis e ainda com uma prova-extra que acompanha a do CPCR, é candidata a integrar, já em 2023, o calendário do Campeonato do Europeu de Clássicos FIA (FIA European Historic Rally Championship), uma aspiração antiga tanto do Demoporto (Clube de Desportos Motorizados do Porto) como da autarquia de Fafe.
Atualmente, o Europeu tem um calendário de nove provas, entre as quais figuram nomes de referência como os ralis Costa Brava, Ilha d’Elba ou Sanremo, espalhados por países como a Espanha (2), a Itália (2), a República Checa, a Suíça, a Hungria, a Áustria e a Finlândia.
“Desde 2020, quando este mesmo rali integrou o ERC, em plena pandemia, que ambicionávamos entrar no Europeu de Clássicos. E como foi possível constatar nesse ano, Fafe dispõe de excelentes condições (…). Há toda uma envolvência, das classificativas à paisagem, que torna esse rali, a decorrer integralmente no concelho de Fafe, apelativo para vir a fazer parte das grandes competições FIA de veículos históricos”, refere Carlos Cruz, presidente do Demoporto, citado em comunicado.
Dividido por dois dias, o Rali Montelongo Carlos Vieira, que presta homenagem ao piloto local e campeão nacional de ralis em 2017, engloba um total de 13 classificativas (130,04 km) na prova do CPCR e ainda na prova-extra que admitirá veículos não clássicos.
No sábado os pilotos fazem uma dupla passagem pelas “especiais” de Vila Pouca (9,71 km), Aboim/Gontim (9,01 km) e Monte (12,05 km), para no dia seguinte completarem uma “ronde” por Montim (6,92 km), Várzea Cova (11,01 km) e Queimadela/Travassos (10,88 km), estando o final do rali previsto para as 15h10, no Parque da Feira Velha (Fafe).
“Tudo indica que esta edição da prova candidata ao FIA European Historic Rally Championship venha a contar já com a presença de alguns pilotos espanhóis, numa espécie de pré-internacionalização”, avança a organização.
Esta época, entre os pilotos inscritos naquele campeonato contam-se “máquinas” tão diversas como os Lancia Rally 037, Subaru Legacy, Toyota Celica GT Four, Audi Quattro A2, BMW M3, Ford Escort RS e Opel Manta 400, entre muitos outros veículos com passado e ainda hoje uma atração em qualquer evento.