Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
No menu items!
- Anúncio - spot_img
spot_img
InícioDestaquesRestauradores da Granja promovem XX Marcha da Liberdade com inauguração do Trilho...

Restauradores da Granja promovem XX Marcha da Liberdade com inauguração do Trilho de Ribeiros

A Secção de Pedestrianismo dos Restauradores da Granja e a Junta de Freguesia de Fafe propõem, para o próximo dia 25 de Abril, a participação na “XX Marcha da Liberdade”.

A iniciativa contará com a inauguração de uma pequena rota pedestre — “Trilho de Ribeiros” (PR13FAF)—, onde se divulga a história e o património da freguesia.

Movido pelo imaginário da Lenda da Bicha das Sete Cabeças, o percurso propõe a visita de diversos locais e edifícios emblemáticos da freguesia: Monumento de Real, Capela de São Basílio, Casa da Felgueira, Casa de Passos, Igreja Paroquial, Engenho de Recovelas, Casa de Berão, Canoiro de Dornas, Castelos, Rio de Ribeiros (Rio Ferro), Lajes de São João, Capela de São Pedro e Senhora do Leite, Parque de Merendas de Crasto, Espigueiro da Torre e Parque de Lazer de Ribeiros.

“Ribeiros, muito próxima da malha urbana de Fafe, exibe ainda o encanto natural e rural das aldeias do Baixo Minho. Muito bela e sossegada, convida a visitar, seduz a amar e incentiva a ficar. Tudo isto merece ser contemplado ao ritmo de cada um. Entre montanhas, linhas de água e ruralidade, há um mundo que espera por nós porque ‘somos irmãos das rochas e primos das nuvens'”, partilham os Restauradores da Granja, em jeito de convite, citando o refrão da canção do Zeca Afonso: “traz outro amigo também”.

A caminhada tem início marcado para as 15h15 e uma duração prevista de cerca de duas horas e meia, para percorrer sete quilómetros, num grau de dificuldade médio.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória até 21 de abril, através deste formulário online ou junto da organização.

A iniciativa integra as comemorações do 48º aniversário do 25 de Abril.

O percurso pedestre Trilho de Ribeiros integra o programa da Junta de Freguesia denominado “Rotas Saudáveis – Ribeiros Resiste”, que tem como objetivos essenciais a promoção do exercício físico em ambiente saudável (Rotas Saudáveis) e o combate ao despovoamento da freguesia (Ribeiros Resiste).

É uma pequena rota (PR), de dificuldade moderada, excelente para passeios e convívios em família. O percurso estende-se por caminhos interiores da freguesia, ladeados de árvores autóctones, designadamente o carvalho (alguns ancestrais). Predominam na paisagem espaços agrícolas verdejantes e a existência de alguma pastorícia.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
53SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes