Domingo, Junho 23, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaques'Romaria do Meu Coração' da RTP1 destacou festa de Nossa Senhora de...

‘Romaria do Meu Coração’ da RTP1 destacou festa de Nossa Senhora de Antime

Programa foi exibido no sábado, no magazine documental criado e realizado por Pedro Gil de Vasconcelos.

A festa de Nossa Senhora de Antime, em Fafe, esteve em destaque no programa ‘Romaria do Meu Coração’, exibido no sábado pela RTP1.

‘”Romaria do Meu Coração” é um magazine documental em que as festas tradicionais, tantas vezes as menos conhecidas e sempre as dotadas de marcas distintivas, são mostradas ao público pelos olhos de um habitante local, alguém que conhece como ninguém as tradições e os “protagonistas” de cada festa”, descrevem.

Este é um formato original da Completa Mente, criado e realizado por Pedro Gil de Vasconcelos, que se confessa “fascinado com as festas e romarias” do país, tendo por isso desenvolvido o programa, indo ao encontro de quem as festeja e “em busca das tradições, das lendas que as sustentam”.

O programa foi gravado em julho de 2022 e conta com apresentação da fafense Clara Paredes de Castro. Para além do destaque dado à procissão, com toda a emoção e fé que envolve num momento único para o concelho de Fafe, o programa dá ainda destaque à doçaria tradicional e ao jogo do pau. Pode ser visto aqui.

As festas e romarias mais tradicionais e castiças de Portugal integram a grelha de programação da RTP1, nas manhãs de sábado às onze horas e quarenta e cinco, desde 13 de janeiro.

Para além das Festas de Nossa Senhora de Antime, em Fafe, e do São João de Sobrado, Valongo, as últimas a serem exibidas, o programa já contemplou a Procissão dos Sete Passos, em Freixo de Espada à Cinta; a Procissão da Mãe Soberana, em Loulé; as Festas do Junho, em Amarante; a Procissão do Senhor dos Passos, e as tradições relacionadas com a Semana Santa do Sardoal; as Festas Populares de São Pedro, no Montijo; a Nossa Senhora Aparecida, em Torno, Lousada; a Festa das Cruzes, em Vila Nova de São Bento, Serpa; e a Feira e Procissão da Senhora da Ouvida, em Colo de Pito, Castro Daire.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes