Um pelotão de 125 jovens corredores, em representação de 18 equipas, disputou, no sábado, o Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe, prova de abertura da época desportiva para a categoria de juniores, pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã.
A prova foi disputada num percurso de cerca de 80 quilómetros, com início e final junto Escola Básica de Arões – Santa Cristina.
Numa corrida muito atribulada – que ficou marcada pela chuva, pelo frio e por algumas quedas – a equipa da Bairrada cedo mostrou vontade de sair de Fafe com a vitória.

António Morgado assumiu a frente da corrida, seguido de perto pelo seu colega Gonçalo Tavares e por Rafael Barbas (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), mas à entrada para a Póvoa de Lanhoso enganou-se no trajeto e aqueles aproveitaram para se colocarem na dianteira.
O duo seguiu isolado na frente da corrida durante algum tempo, mas António Morgado acabou por alcançar os fugitivos. Nos últimos quilómetros, Rafael Barbas não conseguiu acompanhar o ritmo e descolou prosseguindo na frente os dois atletas da formação da Bairrada que pedalaram, lado-a-lado, até à meta.

Gonçalo Tavares foi o primeiro classificado, repetindo o triunfo alcançado em 2021 em Fafe, seguido no pódio por António Morgado e Tiago Santos (Alcobaça CC).
Por equipas triunfou a Bairrada, terminando a Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel em segundo e o Centro Ciclista de Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor em terceiro.
A vereadora do Desporto da Câmara de Fafe, Paula Nogueira, marcou presença e sublinhou o ciclismo como uma das “modalidades rainhas” em Fafe.
“É histórico e faz parte da tradição de Fafe. Os fafenses são aficionados do ciclismo, não apenas como espectadores, mas também como praticantes”, referiu, citada em comunicado, salientando não só a participação expressiva de atletas na prova, num dia marcado pelo mau tempo, como os espectadores que “foram capazes de sobreviver à intempérie, saindo à rua para incentivar os jovens corredores”.

Liliana Costa, secretária da Junta de Freguesia de Arões Santa Cristina, congratulou-se pelo facto da prova de abertura do calendário de juniores se realizar naquela freguesia.
“É um orgulho enorme e é muito importante, porque estamos a dar a conhecer a nossa freguesia”, referiu.
O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, entre outras entidades.