Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
No menu items!
- Anúncio - spot_img
spot_img
InícioDestaquesDGS deixa recomendações devido à "fraca qualidade do ar" com poeiras do...

DGS deixa recomendações devido à “fraca qualidade do ar” com poeiras do Norte de África

A Direção-Geral de Saúde alertou hoje para os efeitos na saúde provocados pela “fraca qualidade do ar” verificada com maior expressão nas regiões Norte e Centro do país, face às poeiras provenientes do Norte de África, deixando recomendações à população. 

Segundo a DGS, a situação, que se prevê manter-se até quinta-feira, deve-se à “intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão e que atravessa Portugal Continental, aumentando as concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar”.

“Este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações”, alerta, em comunicado.

Enquanto este fenómeno se mantiver, a Direção-Geral da Saúde recomenda à população em geral, sobretudo para os grupos de risco sinalizados:

  • Evitar os esforços prolongados.
  • Limitar a atividade física ao ar livre.
  • Os grupos vulneráveis — crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma, e doentes do foro cardiovascular — devem sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas.
  • Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.
  • Em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
53SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes