A ‘2ª Habitação’ apresenta-se ao público como a mais recente editora discográfica de Fafe, tendo como um principal objetivo criar condições para impulsionar e permitir a criação de arte na cidade.
O projeto surge pela mão de três conterrâneos fafenses, com um “amor comum pela arte”, que ambicionam, numa visão mais abrangente, criar uma plataforma agregadora de difusão e partilha de trabalhos criativos e emergentes.
Pedro Dantas, vocalista da banda Jepards, Guilherme Bastos, ou guilherme basta como é conhecido no ramo artístico, e João Torgal são os fundadores da ‘2ª Habitação’. Enquanto universitários partilhavam uma casa no Porto, enquanto amigos partilham uma grande paixão pela arte e pela música. Imbuídos neste espírito formaram um coletivo musical denominado 2ª Habitação que descreviam como “uma fachada para a introdução em festas locais de músicas que nos faziam dançar até de madrugada”.
Segundo o grupo, o ano de 2024 assinala um ponto de viragem no conceito da 2ª Habitação. “Assume-se agora como uma editora discográfica, uma estrutura de disseminação artística emergente e criativa, principalmente fafense, mas quiçá de arredores”, referem.
A 2ª Habitação lança-se assim no mundo musical, prometendo “novidades futuras, muita dedicação e, acima de tudo, respeito pela arte”.