Sexta-feira, Junho 21, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDesportoRali Serras de Fafe no arranque do Campeonato de Portugal de Ralis...

Rali Serras de Fafe no arranque do Campeonato de Portugal de Ralis a 23 e 24 de fevereiro

Prova foi apresentada esta quarta-feira e abrange os concelhos de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto.

As emoções do desporto automóvel estão de regresso a Fafe, a 23 e 24 de fevereiro, com o Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto, a marcar o arranque do Campeonato de Portugal de Ralis. 

A prova foi apresentada esta quarta-feira, no salão nobre da Câmara de Fafe, e apresenta alterações face à edição anterior.

Os pilotos vão disputar um total de onze classificativas, num traçado em terra desenhado ao longo de 110,3 quilómetros e que volta a ter na super especial noturna no centro da cidade de Fafe um dos pontos altos.

“O itinerário acho que vai ser um desafio para todos. Fafe tem sempre troços desafiantes, muito rápidos. Acho que vamos ter um itinerário que vai agradar. (…) A prova foi desenhada mantendo a espetacularidade do campeonato nacional, mas também mantendo sempre as expectativas de que a qualquer momento possamos vir novamente a integrar uma prova europeia. É para isso que trabalhamos”, expressou o diretor da prova, Ricardo Coelho. 

A uma semana do fecho das inscrições, e no que toca a pilotos estrangeiros, são já dadas como certas as participações do boliviano Sebastian Contreras (Citroen C3 Rally2), um estreante na Europa, e de Sergi Perez (Hyundai i20 N Rally2), o jovem espanhol de 19 anos que em 2023 venceu a Peugeot Rally Cup Ibérica.

No primeiro dia, os pilotos cumprem as duas classificativas na região de Boticas: Boticas/Vale do Tâmega (9,64 km) com traçado idêntico a 2023, e Boticas/Senhor do Monte (11,53 km) com menos 5 km de extensão e embora tanto o início como o final sejam iguais, a parte intermédia é uma estreia. A jornada termina com a já tradicional super-especial (1,62 km) noturna no centro da cidade de Fafe.

Sábado, durante a manhã, disputar-se-á uma dupla passagem pelas classificativas de Luílhas (11,9km), em versão um pouco mais longa que a do ano passado e já utilizada em edições anteriores, e Cabeceiras de Basto (10,68 km), a qual decorrerá integralmente nesse concelho. O início será o mesmo do troço do Rali de Portugal, incluindo depois três quilómetros nunca antes utilizados, para terminar no mesmo local de 2023.

A parte final do rali, organizado pelo Demoporto, inclui uma dupla passagem pelas classificativas de Seixoso (9,97 km), igual a 2023, e Lameirinha (11,18 km), esta numa versão mais curta que a do ano anterior e que será a ‘power stage’, estando o final da prova, em Fafe, previsto para as 17h32. O Qualifying e o Shakedown, na manhã de sexta-feira, voltam a ter como palco a classificativa de Montim (3,61 km), em Fafe.

A conferência de imprensa de apresentação do rali contou com a presença de Antero Barbosa, presidente da Câmara de Fafe, acompanhado pelo vereador responsável pela organização da prova em Fafe, Parcídio Summavielle, do presidente do Município de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, do vice-presidente do Município de Boticas, Guilherme Pires, do vereador do Desporto do Município de Felgueiras, Joel Costa, do presidente da FPAK, Ni Amorim, e de Carlos Cruz e Ricardo Coelho, da Demoporto.

Na ocasião, os autarcas sublinharam a importância da realização da prova para a promoção dos seus territórios, bem como o seu impacto ao atrair milhares de pessoas. Partilhando o “enorme entusiasmo” em receber os participantes e público, a mensagem voltou a ser de apelo à segurança, mantendo a máxima “perto da emoção, longe do perigo”.

Para além de ter honras de abertura do Campeonato de Portugal de Ralis, o Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto é ainda pontuável no Campeonato de Portugal de Ralis 2RM (duas rodas motrizes), no Campeonato de Portugal de Masters de Ralis, no Campeonato Promo de Ralis, no Challenge R5/S2000, e é a prova de abertura da Toyota Gazoo Racing Iberian Cup 2024.
- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes