O Município de Fafe, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, aliou-se à iniciativa “A Terra Treme”, um exercício nacional que procura “chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas”.
Às 11h05 de sexta-feira, 5 de novembro, a sirene dos Bombeiros Voluntários de Fafe tocará durante um minuto para assinalar o abalo sísmico, momento em que deverá adotar os três gestos que podem salvar vidas: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.
O município convida todas as entidades, escolas, empresas e todos os fafenses em geral a participar na iniciativa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
“Atenta a situação pandémica associada à COVID-19, importa sublinhar que a realização destas iniciativas deve obedecer às orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS)”, sublinham, em comunicado.
O site www.aterratreme.pt fornece mais informações relevantes sobre o que fazer antes, durante e depois de um sismo, permitindo ainda o registo na atividade que abrangerá todo o território nacional.