Segunda-feira, Outubro 3, 2022
No menu items!
- Anúncio - spot_img
spot_img
InicioCulturaAlunos são guias da exposição sobre Anne Frank no Arquivo Municipal de...

Alunos são guias da exposição sobre Anne Frank no Arquivo Municipal de Fafe (C/FOTOS)

Patente até 30 de setembro, a exposição apresenta uma visão de como a história pessoal da protagonista se relaciona com a 2ª Guerra Mundial e o Holocausto.

Depois de ter estado no Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira, a exposição “Anne Frank: uma história para hoje” vai estar patente no Arquivo Municipal de Fafe até 30 de setembro, com os alunos a assumirem-se como guias.

“A exposição foi um sucesso, a escola esteve muito envolvida, houve muitos pedidos da comunidade para que pudessem ver a exposição e daí surgiu a ideia de a trazer para este espaço”, explicou Catarina Mendes, da Associação Comunidades que Florescem, curadora do projeto.

Composta por 34 painéis educativos, a exposição mostra mais de 200 fotografias pessoais do arquivo da família Frank, contando a sua história através de uma linha temporal que situa, por um lado, a história da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto e, por outro, a sua vida pessoal. A acompanhar estão também trabalhos — cartazes, maquetes e telas — realizados pelos alunos do 2º e 3º ciclo do Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira, realizados após as visitas educativas que fizeram aquando da presença da exposição na escola sede e na Escola de Silvares, em janeiro e fevereiro deste ano.

Segundo Catarina Mendes, mais de mil alunos receberam os ensinamentos que Anne Frank transmite, através dos mais de 40 ‘alunos-guias’ que foram formados e passaram a palavra aos colegas, e que agora podem também guiar a comunidade em visitas agendadas à exposição no Arquivo Municipal.

“São eles que transmitem conceitos como a igualdade, os direitos humanos, a liberdade, o respeito… Saem daqui com a ideia-chave de que sociedades onde a diversidade seja respeitada não surgem de forma espontânea. Temos de fazer a nossa parte e uma parte substancial é passar esta semente, este conceitos”, sublinha a curadora.

A inauguração da exposição no Arquivo Municipal de Fafe decorreu na quinta-feira e contou entre os presentes com o presidente da Câmara de Fafe, Antero Barbosa; a vereadora da Cultura, Paula Nogueira; a curadora do projeto, Ana Catarina Mendes; o coordenador internacional da Anne Frank House em Portugal, Miguel Prata Gomes; e um grupo de alunos ‘Guias Anne Frank’.


Horário:
Segunda-feira: 9h30 às 12h30; 14h às 18h30
Terça a quinta-feira: 9h30 às 12h30 às 14h às 17h
Sexta-feira: 9h30 às 12h00
Sábado: 10h00 às 12h00; 15h00 às 18h00
Domingo: 15h00 às 18h00
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FansCurti
0SeguidoresSeguir
53SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever
- Anúncio - spot_img

Artigos Recentes