Terça-feira, Julho 16, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesApresentado programa religioso da festa de Nossa Senhora de Antime: Peregrinação dos...

Apresentado programa religioso da festa de Nossa Senhora de Antime: Peregrinação dos frágeis é novidade

Foi apresentado, esta quinta-feira, o programa religioso da festa em honra de Nossa Senhora de Antime, que será celebrada de 8 a 14 de julho.

O programa mantém a tradição associada a estas festas, apresentando este ano como novidade a realização da ‘Peregrinação dos Frágeis’, que convida os mais vulneráveis — pessoas com mobilidade reduzida, utentes de centros sociais das paróquias e outras estruturas residenciais para idosos do concelho — a juntarem-se às celebrações, na Igreja de Antime, no dia 10 de julho, quarta-feira que antecede o dia maior de festa.

“Consiste naquilo que já se fazia de um outro modo no Centro Social de Antime. Percebemos que todos os anos havia um desejo dos utentes em fazer esta peregrinação à Senhora de Antime, mas no dia da festa era impossível devido à afluência das pessoas e confusão. Surgiu então esta ideia de convocar todas as IPSS do Arciprestado de Fafe a fazer essa peregrinação”, explicou o pároco de Antime, Tiago Costa.

“Será um momento de oração direcionado para pessoas que estão a viver essa condição de debilidade e fragilidade, junto de Nossa Senhora”, acrescentou o arcipreste de Fafe, José António Carneiro.

O arciprestado disporá de algumas pessoas e voluntários para ajudar na mobilidade e encaminhamento dos idosos, acolhendo todos os que quiserem tomar parte nesta primeira ‘Peregrinação dos Frágeis’.

Peregrinação será presidida pelo Bispo auxiliar D. Delfim Gomes

O programa religioso das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime segue depois nos moldes habituais, cumprindo a tradição.

Este ano, será o bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga, D. Delfim Gomes, a presidir à celebração da missa na Igreja de Antime, às 8h15, naquele que é o dia por excelência da festa, o segundo domingo de julho. Integrará também a procissão, desde Antime até Fafe, onde presidirá à missa na Igreja Nova de S. José, por volta do meio dia, que não será campal mas no seu interior.

É com expectativa e entusiasmo que abraço esta peregrinação“, partilhou na apresentação o pároco de Antime, Tiago Costa, que pela primeira vez a integra enquanto pároco, depois de no ano passado ter marcado presença como diácono.

Sublinhou ainda o “sinal de unidade e comunhão” que é marca desta peregrinação, com os párocos de Fafe e Antime a “caminharem juntos”, acompanhando a Nossa Senhora. Recorde-se que o dia começa com duas missas, na Igreja Nova de S. José e na Igreja de Antime, que antecedem a saída das procissões que se juntam na Ponte de São José, com o encontro das imagens de Nossa Senhora da Misericórdia e Nossa Senhora das Dores, pelas 10h15, num dos momentos mais simbólicos da peregrinação. Às 18 horas, a procissão sai da Igreja Nova de S. José e regressa a Antime, realizando-se a cerimónia do ‘Adeus’, no Lombo, pelas 18h30.

O Arcipreste de Fafe destaca a “dimensão espiritual neste caminho, neste trajeto”, marcado por uma “devoção mariana tão rica e tão viva, que é elemento essencial da fé cristã”. “Alegramo-nos porque em Nossa Senhora temos sempre o rosto da ternura e misericórdia de Deus. Sentimos Deus mais perto de nós”, frisou, sublinhando também a importância da celebração da eucaristia, que acontece em três momentos diferentes.

Do programa faz ainda parte a missa com pregação, de 8 a 12 de julho, na Igreja de Antime, pelas 20h00; e a procissão de velas da Capela de S. Brás até à Igreja de Antime, no dia 13 de julho, pelas 21h30.

Inserido no programa das celebrações está também o 43º Encontro de Coros Litúrgicos do Arciprestado de Fafe, na sexta-feira e sábado, 12 e 13 de julho, pelas 21h00, na Igreja Nova, onde cada grupo é convidado a apresentar uma peça de teor Mariano e outra de teor eucarístico.


PROGRAMA: PEREGRINAÇÃO ARCIPRESTAL FAFE / NOSSA SENHORA DA MISERICÓRDIA DE ANTIME

De 8 a 14 de julho 2024

Dias 8 a 12, segunda a sexta-feira: Missa com Pregação, na Igreja de Antime, às 20h, a cargo do Pe. Tiago Costa

Dia 10, quarta-feira: Peregrinação dos Frágeis, 10h30, na Igreja de Antime.

Dias 12 e 13, sexta-feira e sábado: 43º Encontro de Coros Litúrgicos do Arciprestado de Fafe, na Igreja Nova de S. José, às 21h.

Dia 13, Sábado: Procissão de Velas, com início na Capela de S. Brás até à Igreja Paroquial de Antime, seguida de Pregação e Bênção do Santíssimo, às 21h30

Dia 14, Domingo:

8h15 – Missa Solene presidida por D. Delfim Gomes, Bispo auxiliar de Braga, solenizada pelo Coral de Antime.

8h30 – Missa Solene na Igreja Nova de S. José.

9h45 – Saída da Procissão da Igreja Nova de S. José.

10h – Saída da Procissão da Igreja de Antime.

10h15 – Encontro das Imagens na Ponte de S. José.

12h – Chegada à Igreja Nova de S. José e Missa presidida por D. Delfim Gomes, Bispo auxiliar de Braga, solenizada por Coro Arciprestal.

16h45 – Vésperas de Nossa Senhora na Igreja Nova de S. José.

18h00 – Saída da Procissão da Igreja Nova de S. José.

18h30 – Cerimónia do “Adeus”, no lugar do Lombo.

20h – Chegada à Igreja Paroquial de Antime

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes