Sábado, Outubro 11, 2025
No menu items!
- Anúncio - spot_img
spot_img
InícioAutárquicas 2025AUTÁRQUICAS: Coligação 'Por Fafe, Sempre' apresentou programa eleitoral participativo

AUTÁRQUICAS: Coligação ‘Por Fafe, Sempre’ apresentou programa eleitoral participativo

Contou com os contributos de cerca de 350 cidadão. Propostas estão estruturadas em nove eixos de desenvolvimento.

A coligação ‘Por Fafe, Sempre’ apresentou o seu programa eleitoral participativo, resultado da auscultação feita à população, através da plataforma digital ‘Eu participo’.

Nuno Vasco Lopes apresentou as conclusões dessa iniciativa, promovida pela coligação nestas eleições autárquicas, dando nota que participaram nestes inquéritos 353 fafenses, num universo de mais de 50 mil eleitores, a maioria entre os 24 e os 54 anos, trabalhadores do setor privado, comércio, serviços, saúde e educação, 40% dos quais da freguesia de Fafe, 30% de Regadas e os outros 30% das restantes freguesias.

No inquérito, era pedido à população um diagnóstico em diferentes áreas, e propostas concretas para cada uma delas, tidas depois em consideração pela coligação no programa eleitoral.  

Na área da saúde, a maioria considerou “razoável a insuficiente”, definindo como prioridade o novo hospital, mas também mais médicos de família e especialistas e redução tempo de espera. Já a área da educação foi melhor percepcionada pelos inquiridos, como sendo “razoável a boa”, pedindo como melhorias o reforço das CAF, atividades extracurriculares e novas infraestruturas, inclusive melhores condições para a Academia José Atalaya.

Na área do desporto, a avaliação está também entre “razoável a boa”, sendo reclamada a construção de novos pavilhões polivalentes, piscinas municipais interior e exterior, apoios a clubes locais e eventos desportivos. Nos transportes, a rede é considerada insuficiente, pedindo-se mais horários, melhores ligações, preços mais acessíveis, bilhética digital, informação em tempo real e mais acessibilidades, com rampas, passeios e sinalização adequada. Nas freguesias, os problemas reportam-se a transportes, saúde, saneamento, estradas e recolha de resíduos. 

O programa eleitoral então apresentado dizem espelhar as suas propostas e sugestões concretas dadas pelos inquiridos, estruturadas em nove eixos de desenvolvimento: desde logo o desenvolvimento económico, com medidas como a criação de um centro tecnológico de apoio empresarial; infraestruturas e mobilidade, com a criação de uma rede de transportes de Fafe, com circuitos permanentes em todo o concelho, e a implementação de um plano de mobilidade sustentável; desporto e bem-estar, com a criação do complexo municipal de desportos, com diferentes modalidade, promoção de eventos como ‘sunset’ no parque da cidade e cinema ao ar livre; cultura e património, com a requalificação da Casa da Cultura e o projeto ‘Fafe Criativo’, requalificação do mercado municipal, tornando-o um polo dinâmico; educação e juventude, com creches em cada freguesia e criação de orçamento participativo jovem; ambiente e sustentabilidade, com hortas urbanas comunitárias e edifícios públicos com mais eficiência energética; na área da governação, com a criação de uma plataforma digital para os cidadãos apresentarem propostas e reportarem problemas; na saúde e qualidade de vida, criação do programa ‘Saúde + Perto’, programas de saúde oral e mental e defesa de novo hospital público; na habitação e ação social, a criação da empresa municipal ‘Fafe Habita’ e uma rede solidária municipal. 

Nuno Vasco Lopes conclui dizendo a maioria dos inquiridos avalia como “razoável” a qualidade de vida em Fafe, mas que “esperam muito mais de quem os governa”.

Por fim, Rui Novais da Silva, candidato à Câmara de Fafe, descreveu o programa da coligação ‘Por Fafe, Sempre!’ como “ambicioso e com muita substância e visão para o crescimento de Fafe, com melhor qualidade de vida“. Terminou desafiando Antero Barbosa, atual presidente da câmara e candidato do Partido Socialista, a fazer também a apresentação pública do seu programa político, que disse desconhecer.

“Orgulho-me neste processo de reunir uma equipa de mentes brilhantes. Apelo aos fafenses que deem uma oportunidade para que possam dar um contributo para a sua terra. Daqui a quatro anos estaremos aqui todos, de forma aberta, a prestar contas convosco”, concluiu.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Artigos Recentes