Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
No menu items!
- Anúncio - spot_img
spot_img
InícioAutárquicas 2021AUTÁRQUICAS: Fafe perde 1.063 eleitores em quatro anos e passa a eleger...

AUTÁRQUICAS: Fafe perde 1.063 eleitores em quatro anos e passa a eleger menos dois vereadores

A cerca de três meses da ida às urnas para as eleições autárquicas, já marcadas para 26 de setembro, foi fechada a contabilização do número de eleitores que poderão depositar o seu voto na escolha dos representantes para a câmara, juntas de freguesia e assembleia municipal.

Segundo mapa de recenseamento eleitoral, publicado a 17 de junho em Diário da República, Fafe contabiliza 49.610 eleitores. Tal representa um decréscimo de 1.063 eleitores face às eleições autárquicas de 2017, altura em que eram 50.568 os inscritos.

Tendo em conta que a atribuição de mandatos é feita consoante o número de eleitores, a Câmara de Fafe irá perder dois vereadores nas próximas eleições autárquicas, uma vez que desce a barreira dos cinquenta mil eleitores. Isto porque aos municípios entre os 50 mil e os 100 mil eleitores são atribuídos oito vereadores, enquanto os municípios entre 10 mil e 50 mil eleitores elegem seis vereadores, para além do presidente da câmara.

A diminuição do número de eleitores também se refletirá na eleição para a assembleia municipal. O número de membros eleitos diretamente para este órgão deliberativo do município não pode ser inferior ao triplo do número de membros da respetiva câmara. Até então, tal correspondia a 27 eleitos para a assembleia municipal, a que se juntam os presidentes das juntas de freguesia. Com apenas sete eleitos para a câmara (6 vereadores e o presidente) traduz-se numa diminuição para 26 membros eleitos, dado que, segundo a regra, os membros eleitos diretamente têm de ser em número superior ao dos presidentes de junta de freguesia que a integram.

O mapa de recenseamento foi revelado pela Administração Eleitoral da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, através da base de dados central do recenseamento eleitoral, tendo por data de referência o dia 15 de junho de 2021.

Comparando com 2017, apenas quatro freguesias ganharam eleitores: Arões São Romão (+95), Arões Santa Cristina (+23), Paços (+22) e Medelo (+4). Cepães e Fareja mantém o número de eleitores e todas as restantes freguesias vêem diminuído o número, com destaque para Monte e Queimadela (-155), Moreira do Rei e Várzea Cova (-131) e Fafe (-124).

Ribeiros é a freguesia com menos eleitores, seguida de Armil e Vinhós, Revelhe e Freitas e Vila Cova, todas abaixo dos mil eleitores.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
53SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes