Depois de ter sido eleita por unanimidade pelo Conselho Geral, Natália Correia tomou posse, esta terça-feira, como diretora do Agrupamento de Escolas de Fafe, para o quadriénio 2021/2025.
A cerimónia decorreu no Polivalente da Escola Secundária de Fafe, abrilhantada por um momento musical, proporcionado por alunos da Academia de Música José Atalaya.
A seu lado, a diretora ora reconduzida no cargo terá David Azevedo como subdiretor, Maria do Carmo Leite, Paulo Malojo e Rosa Lopes como adjuntos, e Ivone Nogueira, Rita Leite e Rui Barreiro como assessores.
“É com esta equipa coesa de gestão, com todos os docentes, pessoal não docente, alunos, pais, encarregados de educação e comunidade local, e ainda com trabalho, motivação e muita paixão pela educação e ensino, que enfrentaremos o futuro e tentaremos com todas as nossas energias cimentar o que de positivo já conseguimos alcançar e efetuar as transformações necessárias para continuar a engrandecer o agrupamento”, afirmou a diretora.
No discurso de tomada de posse, Natália Correia agradeceu a confiança em si depositada para um novo mandato na liderança do agrupamento, e manifestou gratidão a todos os que a acompanharam nos últimos anos.
“Estou muito confiante no futuro, no sucesso dos nossos alunos e no reconhecimento do Agrupamento de Escolas de Fafe como uma organização educativa de referência e excelência“, afirmou.
Dizendo-se consciente de que “o futuro trará novos desafios e exigências”, sublinhou como principais valores a desenvolver a “criatividade, inclusão, qualidade, solidariedade, equidade, conhecimento e sustentabilidade”.
“No final do mandato, gostaria que toda a comunidade escolar se sentisse mais participativa, mais recompensada pelo que faz, mais feliz com os resultados alcançados e sobretudo mais identificada ou mesmo mais orgulhosa da instituição onde trabalha ou faz os seus estudos”, acentuou.
O presidente do Conselho Geral do Agrupamento, José Salsa, que conduziu a sessão, sublinhou que a diretora tem “o perfil certo para continuar a liderar o agrupamento”, considerando ser disso exemplo a forma como lidou com “dois processos de gestão complexos” — as obras de requalificação da Escola Secundária e o surgimento da pandemia.
“A ambos respondeu com uma liderança forte, dialogante e eficaz, conseguindo com a ajuda da comunidade escolar e local alcançar equilíbrio para manter a continuidade de um serviço público de grande exigência e sempre na procura das melhores condições e resultados para aqueles que são a razão do nosso trabalho e dedicação: os alunos”, referiu, deixando também um agradecimento ao conselho geral cessante por se ter mantido como um “referencial de estabilidade e de colaboração”.
O presidente da Câmara de Fafe, Raul Cunha, marcou presença e também sublinhou as qualidades de Natália Correia, a sua “dedicação à escola, profissionalismo exemplar, caráter e postura de estar sempre disponível para encontrar soluções”.
Agradecendo em nome do município o papel desempenhado, bem como o “espírito de sacrifício e compreensão de todos” com as obras na Escola Secundária, lembrou que estas ainda não estão terminadas: “Há aqui um interregno acentuado pela pandemia, mas falta ainda o resto da obra, nomeadamente elevadores, cobertos e pavilhão, essenciais para que a escola fique com as condições que deve ter uma escola moderna”.