Quinta-feira, Dezembro 1, 2022
No menu items!
- Anúncio - spot_img
spot_img
InicioDestaquesCâmara de Fafe avança procedimento de 1,3 milhões de euros para reabilitar...

Câmara de Fafe avança procedimento de 1,3 milhões de euros para reabilitar os rios Vizela, Bugio e Ferro

A Câmara de Fafe aprovou, esta segunda-feira, em reunião de executivo municipal, o projeto de execução, autorização de despesa e abertura do procedimento para a empreitada de reabilitação e valorização dos rios Vizela, Bugio e Ferro.

Recorde-se que o projeto foi aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e está orçado em 1,3 milhões de euros. A intervenção de valorização daquelas zonas ribeirinhas tem como objetivos a melhoria da qualidade da água, a requalificação das margens, proteção dos ecossistemas e promoção da biodiversidade.

Lançado o concurso, a empreitada será adjudicada tendo como critério o preço mais baixo. Na reunião, o presidente da câmara disse esperar que surjam “empresas capazes de no ano de 2023 executar a obra”, tendo em vista com o projeto “devolver os rios à população”.

As zonas a intervencionar têm uma extensão total de cerca de 31 quilómetros, correspondendo ao troço do rio Bugio até ao rio Vizela, entre a Barragem da Queimadela e o limite do concelho, e ainda o troço do rio Ferro, entre o Parque de Lazer de Pardelhas e o limite do concelho de Fafe, abrangendo a parte urbana da cidade.

O projeto, que tem como propósito potenciar a fruição das zonas ribeirinhas, contempla medidas como corte, limpeza e conservação da vegetação e contenção de espécies invasoras. Prevê ainda propostas de valorização de habitats e soluções baseadas na natureza, como monitorização, formação e acompanhamento técnico especializado.

Segundo a documentação aprovada, é expectável que a consignação da obra decorra em dezembro. O prazo de execução é de 10 meses.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FansCurti
0SeguidoresSeguir
52SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever
- Anúncio - spot_img

Artigos Recentes