Diogo Sousa (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) venceu a corrida de cadetes do Prémio de Ciclismo “Fafe – Sala de Visitas do Minho”, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã, que decorreu no sábado, nas imediações do Parque da Cidade de Fafe.
“Numa iniciativa que contou com cerca de centena e meia de ciclistas, a emoção, a entrega e a luta foram as tónicas dominantes neste regresso às provas de ciclismo da Associação de Ciclismo do Minho depois de uma curta paragem devido às férias”, descreve a organização, em comunicado.
A corrida de cadetes foi a mais concorrida, com os cerca de 40 ciclistas do pelotão a terem que efetuar 30 voltas ao circuito.
Logo nas voltas iniciais Diogo Sousa (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) e Leonardo Neves (CC Barcelos / A.F.F. / Flynx / H.M. Motor) destacaram-se do pelotão e rolaram na frente até bem perto do meio da corrida. Foi então que o primeiro grupo de perseguidores conseguiu alcançar o duo, mas a junção durou pouco tempo. Diogo Sousa voltou a atacar e não teve uma resposta rápida do pelotão, acabando por fazer as últimas voltas isolado na frente.
Já no pelotão a luta era intensa e todos procuravam colocar-se numa boa posição para chegar aos restantes lugares do pódio. No sprint final Ricardo Pinho (Efapel – Escola Ciclismo de Águeda) foi o mais rápido e cortou a meta na segunda posição, enquanto João Martins (CC Barcelos) foi terceiro.
Em femininos, Bruna Moreira (Penafiel Bike Clube) superiorizou-se a Lia Godinho (União Ciclista da Trofa), enquanto coletivamente triunfou a Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, seguida do CC Barcelos / A.F.F. / Flynx / H.M. Motor e da Tensai / Sambiental / Santa Marta.
Nos escalões de escolas, a Efapel – Escola Ciclismo Águeda ficou em primeiro na classificação coletiva, seguida da formação minhota de Roriz-Barcelos Landeiro / KTM / Matias & Araújo / Frulact e da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel.
Em termos individuais, Gonçalo Costa (Póvoa de Varzim / CDC Navais) e Juliana Lopes (Vilanovense / Coreva / Duorep) destacaram-se em juvenis, Vasco Silva (Silva & Vinha / ADARP / Sentir Penafiel) e Maria Maia (individual) em infantis, Martim Quitério (CCM – Clube Ciclismo de Mirandela) e Daniela Fernandes (Landeiro / KTM / Matias & Araújo / Frulact) em iniciados e Lourenço Fernandes (Penafiel Bike Clube) em pupilos/benjamins.
O Prémio de Ciclismo “Fafe – Sala de Visitas do Minho” foi a penúltima prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã de 2021, estando ainda prevista a realização, no dia 10 de outubro, do 35º Prémio Cidade de Barcelos.
Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara de Fafe, a prova “realizou-se com todas as condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo”, salientam, em comunicado.