Um pelotão com cerca de meia centena de jovens corredores disputou, no sábado, o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, desafiando o calor que nesse dia se fez sentir, em luta pela melhor classificação.
Duarte Domingues (Escola Ciclismo Bruno Neves/Vise) e Maria Jesus Barros (Team Orense Women) foram os vencedores da prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada – Arrecadações da Quintã.
Segundo a organização, a prova foi bastante atacada e teve, ao longo dos 85,2 quilómetros, vários líderes, mas Duarte Domingues mostrou-se o mais forte na última volta, atacando na subida final, ultrapassando Gonçalo Amaral (União Ciclismo da Trofa), e seguindo isolado até à meta.


Na segunda posição ficou Gonçalo Amaral, a 17s do vencedor, conseguindo em Fafe o seu primeiro pódio da época. Guilherme Mesquita (Academia Efapel de Ciclismo) e André Ribeiro (C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) bateram-se até à reta da meta pelo terceiro lugar do pódio, que sorriu ao jovem ciclista da Efapel.
Maria Barros, que se prepara para os Campeonatos Nacionais de Fundo em Espanha, foi a participante em Elites femininas e completou as duas voltas ao percurso, subindo ao primeiro lugar do pódio.
Por equipas, a Escola de Ciclismo Bruno Neves/Vise alcançou o primeiro lugar, seguido pela Academia Efapel de Ciclismo e pelo C.C. Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor.

O Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe integrou o programa das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime e foi promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara de Fafe.
“É um elemento do programa que é incontornável. O facto de serem jovens a participarem é muito importante para nós, gostamos muito de os ter por cá”, salientou a vereadora do Desporto da Câmara de Fafe, citada em comunicado.
“Este Prémio é ainda o aperitivo para o que vem aí. Este ano, mais uma vez, vamos receber a final de uma etapa da Volta a Portugal e a festa do ciclismo”, avançou Paula Nogueira.
“O ciclismo é uma modalidade de eleição em Fafe. Temos, não só histórico e património ligado ao ciclismo e à prática da modalidade, mas também porque temos na população muitos aficionados do ciclismo e praticantes da modalidade”, anotou ainda a vereadora.