Quinta-feira, Dezembro 1, 2022
No menu items!
- Anúncio - spot_img
spot_img
InicioCulturaEscritor fafense João Ricardo Lopes recebe Prémio Nacional de Poesia e apresenta...

Escritor fafense João Ricardo Lopes recebe Prémio Nacional de Poesia e apresenta “Em Nome da Luz”

Obra foi escolhida entre as 68 a concurso no Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres.

O escritor fafense João Ricardo Lopes recebeu, na sexta-feira, 11 de novembro, o Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres, com o qual foi galardoado pelo livro “Em Nome da Luz”, apresentado ao público durante a sessão. 

O anúncio do vencedor da 31ª edição da iniciativa aconteceu no início de outubro e o prémio agora entregue, numa cerimónia que teve lugar na Casa de Montezelo, em Fânzeres, Gondomar.

Segundo a União de Freguesias de Fânzeres e de São Pedro da Cova, promotora da iniciativa em parceria com a Elefante Editores, a cerimónia contou com vários momentos culturais protagonizados pelo ensemble do projeto Crescendo.pt e leitura de poemas da obra premiada, “Em Nome da Luz”, pela voz de Cidália Santos e La Salete Magalhães.

“A obra foi apresentada pelo vencedor da edição do ano transato, Professor José António Gomes, que nos deixou grandes palavras de elogio à obra premiada, “uma poesia serena e rigorosa…um certo gosto por vocábulos menos comuns”. “Em Nome da Luz” é a digna vencedora do 31.º Concurso de Poesia da Vila de Fânzeres”, sublinha a organização, em comunicado.

Recorde-se que a obra premiada, um volume de 40 poemas, foi escolhida entre 68 a concurso, por um júri constituído por José António Gomes (professor universitário), J. A. Nunes Carneiro (editor) e Augusta Cosme (professora e escritora).

A presidente da Junta de Freguesia, Sofia Martins, parabenizou o vencedor, lembrando que é a segunda vez que João Ricardo Lopes vence este concurso, depois de em 2001 ter sido galardoado com “Além do dia hoje”. O presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, também marcou presença e reforçou as felicitações pelo prémio, bem como pela iniciativa cultural.

Por último, tomou da palavra o autor, João Ricardo Lopes, sublinhando que o facto de ter vencido em 2001 o levou a seguir este caminho. A cerimónia terminou com uma sessão de autógrafos.

Foto: União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.


João Ricardo Lopes licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo sido bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1994 e 1999. Pós-graduou-se em Teoria da Literatura pelo Instituto de Línguas e Ciências Humanas, na Universidade do Minho. É professor de Português no ensino básico e secundário, tendo lecionado Literatura Infantojuvenil na Escola Superior de Educação do Porto e no Instituto de Estudos Superiores de Fafe.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FansCurti
0SeguidoresSeguir
52SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever
- Anúncio - spot_img

Artigos Recentes