O presidente da Câmara de Fafe, Antero Barbosa, acompanhado pela vereação, visitou as instalações da Lingote Alumínios S.A., na Zona Industrial do Socorro, com o objetivo de “conhecer as bases do sucesso da empresa e as suas perspetivas de crescimento, cujo impacto no tecido sócio económico local é, previsivelmente, transformador”.
Segundo a autarquia, numa breve apresentação introdutória, o CEO da empresa, André Costa, fez uma resenha história da empresa, sublinhando a visão dos seus fundadores ao longo de todo o percurso da empresa. “Deu ainda a conhecer as metas e objetivos já alcançados com os novos accionistas e o impacto do investimento que a empresa está neste momento a levar a efeito na área de expansão da ZI do Socorro. Como desafios, destacou os efeitos da recente crise energética e da escassez de matérias primas no incremento dos custos em toda a cadeia de fornecimento”, lê-se em comunicado.
O investimento da nova unidade fabril, num montante superior a 50 milhões de euros, está classificado como Projeto de Interesse Nacional (PIN), e espera-se que venha a empregar mais 260 trabalhadores, num total que ultrapassará os 500 postos de trabalho. A data de início de laboração está prevista para setembro de 2022.

Pertencente ao grupo belga CORIALIS, a Lingote Alumínios S.A. é uma das maiores empresas portuguesas do setor de extrusão de perfis em alumínio e uma das maiores exportadoras do concelho de Fafe.