O Heliporto Municipal de Fafe recebeu, este sábado, um exercício à escala total e parcial, tendo em vista o teste do plano de emergência desta infraestrutura.
Segundo o Coordenador Municipal de Proteção Civil de Fafe, Gilberto Gonçalves, trata-se de um exercício que tem de ser feito com regularidade por forma a “cumprir requisitos daquilo que é a certificação da infraestrutura na Autoridade Nacional de Aviação Civil”.
Ao Expresso de Fafe, Gilberto Gonçalves recorda que está também em curso um projeto de requalificação e ampliação do edifício de apoio ao Heliporto Municipal, uma infraestrutura importante no que diz respeito à operação de meios aéreos de combate aos incêndios rurais.
“Vai ajudar a melhorar as condições, nomeadamente de quem lá está no dia a dia, a Unidade de Emergência Proteção e Socorro da GNR, mas acima de tudo melhorar as condições daquele espaço, tendo como prioridade a operação de meios aéreos de combate a incêndios, mas olhando sempre numa perspetiva de podermos ter outras valências instaladas, tendo em conta que a localização do município é estratégica para a região“, refere.
O exercício no heliporto encerrou as comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil, que decorreram desde 1 de março com várias ações, desde uma exposições de meios, ações de sensibilização, o programa “Aldeia Segura-Pessoas Seguras” e a apresentação pública da Unidade Local de Proteção Civil de Freitas e Vila Cova, a segunda a ser criada no concelho.